quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Com a chegada das festas de final de ano, é muito comum que as pessoas façam reflexões sobre o ano que passou, elaborem metas para o ano vindouro ou até mesmo façam mudanças em seus estilos de vida. Assim, vale lembrar que cuidar do meio ambiente é um dever de todos nós. Por isso, conscientizar as pessoas que esse cuidado não requer medidas difíceis e pode ser iniciado com ações individuais, pequenas e rotineiras, é essencial para que tenhamos um futuro próspero com ar puro, água limpa e fauna e flora ricas.

Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) separou algumas dicas de como fazer o seu 2022 mais verde e o nosso planeta mais alegre. Confira:

Use a energia elétrica de forma consciente: Permita a luz do dia iluminar seu lar, abra as janelas! Além disso, lembre-se sempre de apagar as lâmpadas de locais desocupados.

Utilize água com responsabilidade:  Evite duchas de alta pressão, tome banhos curtos e lembre-se de manter a torneira fechada ao lavar as mãos. Essas pequenas atitudes fazem uma grande diferença na hora de economizar esse bem tão precioso que é a água.

Cultive sua própria horta: A horta domiciliar é uma excelente forma de reduzir o uso de embalagens, fazendo com que, indiretamente, se reduzam as emissões atmosféricas ligadas ao transporte dos alimentos. Além disso, representa um cultivo livre de agrotóxicos, que são nocivos à saúde.

Deixe seu carro na garagem sempre que possível: Automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases como CO2, segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), prejudicando assim o meio ambiente. Por isso, é importante que, para curtas distâncias, você opte pela bicicleta ou por fazer uma caminhada, reduzindo assim o impacto ambiental.

Reduza a produção e separe o seu lixo doméstico: Reduza o seu lixo. Faça compras locais e a granel, tenha canudos e copos próprios e use embalagens reaproveitáveis. Além disso, separe o lixo seco (reciclável) do lixo úmido (orgânico e comum) utilizando latões diferentes. 

Faça compostagem: Você sabia que alguns produtos podem ajudar na produção de adubo orgânico em uma composteira? A compostagem é uma excelente forma de reduzir a quantidade de lixo orgânico produzido. Com ela, você transforma os restos de alimentos da sua casa, como restos de verduras, cascas de frutas, leite e legumes, em adubo para a sua horta ou jardim. Além disso, esse processo contribui para a preservação do meio ambiente e redução do aquecimento global.

Colete e reutilize a água da chuva: O sistema de captação de água pluvial é uma ótima forma de reduzir o consumo de água tratada e diminuir os gastos com a conta. Através dele, é possível captar água de qualidade com baixo custo, simples instalação e manutenção. Assim, a água da chuva pode ser usada para várias finalidades em residências, empresas, indústrias e agricultura.

Valorize e priorize o trabalho das cooperativas e pequenos agricultores: Uma cooperativa é formada por produtores rurais e pequenos agricultores, que se reúnem em uma associação autônoma. Assim, priorizá-los é investir em uma melhoria da qualidade da produção e de vida e no aumento de renda.

Informação: Sema MA 

0 comentários:

Postar um comentário