segunda-feira, 13 de dezembro de 2021


A nascente é o local onde a água brota da terra e vai dar origem a uma fonte de água ou formar córregos, riachos e rios conhecidos como cursos d’água que, de acordo com seu ciclo, podem ser perenes, intermitentes e temporários ou efêmeros. O ambiente das nascentes mantém uma temperatura mais amena, além de servir de abrigo e fornecer alimento para a fauna silvestre. 

Os seus entornos, geralmente, são áreas úmidas, que, como tal, apresentam solos característicos, proporcionando a umidade do solo. Além disso, são ambientes de beleza cênica, como juçarais e buritizais, o que torna o local agradável. Os tipos de nascentes são: Perene, aquela que tanto no período chuvoso quanto seco permanece aflorando, ou seja, não seca; Intermitente, aquela que tem seu fluxo apenas no período chuvoso, mas seca no período seco; e Efêmera, aquela que surge durante chuvas fortes, mas desaparece após algumas horas ou dias.

Pensando na importância de ensinar e conscientizar de maneira didática acerca de um dos nossos bens mais preciosos: a água, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), por meio da Superintendência de Educação Ambiental, elaborou o Caderno Nascentes. O material aborda a importância, o surgimento das mesmas a partir do ciclo da água e como identificá-las a partir de suas características. Além disso, de maneira didática, harmônica e sucinta, o material relata as causas da destruição, bem como as formas de protegermos nossos mananciais.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário