terça-feira, 21 de dezembro de 2021


Aberta à visitação até 9 de abril de 2022

Exposição: Retratos Quilombolas

Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale apresentam Retratos Quilombolas. A exposição apresenta 51 registros das fotógrafas Val Barros e Valdira Barros, feitos nas comunidades quilombolas de Santa Maria dos Pretos, Vila Fé em Deus, Santa Joana e Santa Luzia. 

A exposição é composta por retratos de moradores dos quilombos feitos por Val e registros da experiência de Valdira durante as atividades do Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã, levando os ensinamentos da capoeira Angola para a região.


Aberta à visitação

Exposição: O Maranhão por Pierre Verger

Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale apresentam O Maranhão por Pierre Verger. A exposição retrata o Maranhão pelo olhar do francês Pierre Edouard Léopold Verger (1902-1996), em 80 fotografias feitas durante uma de suas viagens pelo Brasil. A curadoria é da historiadora Paula Porta.


20 de dezembro

Ouça agora!

Podcast: Faz colher e borda o cabo

O cofo - artefato amplamente utilizado no Maranhão em diversas funções - é o tema de dezembro do Faz colher e borda o cabo.

A estagiária do Núcleo Educativo do CCVM, Amanda Everton, apresenta em três episódios a origem do cofo, a diversidade de tipos e apelidos e conhecemos sobre momentos ritualísticos em que o objeto possui um papel fundamental, tudo isso embalados por uma narrativa lúdica e educativa.

Nosso podcast é desenvolvido com intenção de enfatizar a inexistência de fronteiras entre vida cotidiana, arte e função, nas práticas, saberes e fazeres do povo.

Ouça em nosso Spotify.


Aulas novas às quartas-feiras.

Curso: Produção em Música Eletrônica

Ricardo Muralha e Bruno Qual (RJ)


Com uma linguagem simples e dinâmica, a dupla ensina os fundamentos, a história, a estrutura da musica eletrônica e principais conceitos. O curso também terá aulas sobre baterias eletrônicas, sintetizadores e muito mais. 

As aulas serão ministradas pelos produtores Bruno Qual e Ricardo Muralha, que possuem no currículo uma indicação ao Grammy pelo disco “Planeta fome”, da cantora Elza Soares.

A primeira aula já está disponível em nosso Youtube, onde os professores apresentam o curso e contam uma pouco de suas trajetórias. Inscreva-se em nosso canal para não perder as aulas. Clique aqui.


27 de dezembro, às 19h

Horizonte Aberto: Da raiz ao engajamento

Rosalina Oliveira


Trabalho organizado pelo Núcleo Educativo do CCVM, com a proposta de desenvolver uma pesquisa com base em temas atuais, que direciona a construção de uma rede de significados. O tema de 2021 é “A Origem das Coisas”. 

No vídeo de dezembro, Rosalina Oliveira conta sobre a origem das tranças e como utiliza de seu trabalho para proporcionar empoderamento negro ao seu público.

Informação: Centro Cultural Vale Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário