quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

SÃO LUÍS – O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e diretor regional do Serviço Social da Indústria no Maranhão (SESI), Edilson Baldez das Neves, participou da solenidade de abertura do 8º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, que acontece até sábado, 11, em São Luís. O evento tem por objetivo trabalhar a governança do turismo nas cidades Patrimônio Mundial e históricas brasileiras de forma sustentável, bem como promover a utilização do patrimônio como atrativo de riquezas, desenvolvimento e seu aproveitamento pelo turismo, especialmente no momento pós pandemia.  

A iniciativa é da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) em parceria com a Prefeitura de São Luís, com o apoio institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), patrocínio do SEBRAE Nacional e Infraero e apoio institucional do SESI-MA.  

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, destacou sua satisfação por fazer parte do encontro, ressaltando as parcerias em prol da cidade firmadas com as entidades do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação). “A FIEMA se faz presente nesse grandioso evento, pela parceria com o município, com o Estado, onde, por meio do SENAI e do SESI e da própria Federação, procuramos transformar a vida das pessoas, pelo ensino da educação profissional e pela melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria. A última parceria firmada com a Prefeitura de São Luís foi para preparar mão de obra específica para recuperar e manter os prédios históricos dessa cidade, com a instalação do projeto Canteiro Escola, incentivado pela secretária Kátia Bogéa, e a Prefeitura, com o apoio das empresas de construção civil, para a recuperação do nosso patrimônio”, destacou o presidente da FIEMA.  

Pela proposta do evento, a participação de prefeitos, secretários municipais, vereadores, e demais agentes municipais, é essencial na construção de propostas que contribuam para o fortalecimento do poder de cooperação e do grande potencial para a geração de riquezas, trabalho e renda.  

A abertura do Encontro Brasileiro contou com a presença do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Patrimônio Histórico Nacional, Dep. Hildo Rocha (MDB-MA), do presidente da OCBPM, Mário Ribas, do presidente da FAMEM,  Erlanio Furtado Luna Xavier, do Reitor da UFMA, Natalino Salgado, da coordenadora do setor de cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, da secretária de Turismo do Distrito Federal,  Vanessa Mendonça, do superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary, do vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, do superintendente da FIEMA, Cesar Miranda, do superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho (representando o diretor presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles), do secretário de Estado de Cultura e do Anderson Lindoso (representando o Governador do Maranhão, Flávio Dino). 

Além de apoiar o evento, o SESI-MA também participa, com um estande, da Feira das Cidades, ação paralela, que faz parte da programação do Encontro. Até sábado, 11, a equipe da entidade do Sistema FIEMA estará no Complexo Fábrica Santa Amélia, no Centro de São Luís, apresentando e demonstrando ações de Alimentação Saudável e Robótica (F1 Schools e First Lego League), além de todo o projeto do Canteiro Escola. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário