terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Nesta terça-feira (14), às 17h, será inaugurada a nova sede do Centro de Referência de Economia Solidária do Maranhão (Cresol-MA), que agora funcionará nas dependências da Casa do Maranhão, equipamento cultural do Governo do Maranhão, localizado no bairro da Praia Grande, Centro Histórico de São Luís. 

A nova sede do Cresol-MA contará com amplas e renovadas instalações, em um espaço de grande movimentação turística, dispondo de maior área para a comercialização de produtos dos empreendimentos solidários do Maranhão. O espaço dispõe de salas de administração, salas de reuniões, sala de leitura, depósito, cozinha, espaço de apresentações culturais, auditório para 80 lugares e jardim.

A instalação da nova sede do Cresol-MA integra o conjunto de ações do programa Nosso Centro, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que tem como foco a reocupação da região central de São Luís, estimulando a renovação, o desenvolvimento sustentável, a preservação do valor histórico e cultural da região, e a promoção da área como espaço democrático. Voltado à comercialização, o Cresol é gerido de forma compartilhada pela sociedade civil e poder público, e também funciona como espaço de formação, articulação politica, memória e espaço de visibilidade de produtos da Economia Solidária. 

Nos últimos anos, em sua antiga sede na Rua de Nazaré, também no Centro de São Luís, o Cresol contabilizou atendimento a 83 pequenos empreendimentos ativos de 26 municípios maranhenses.

Em sua nova sede, o Cresol-MA se propõe a dinamizar ainda mais os grupos e empreendimentos, garantindo assim, maior formação, articulação e ampliação dos integrantes e da comercialização dos produtos da economia solidária.

A nova unidade do Cresol-MA contará com uma Central de Cooperativas de Economia Solidária, que será a instância responsável pela comercialização no espaço, vinculada à Confederação Cooperativas de Economia Familiar de Base Popular e Solidária do Nordeste. 

“No espaço do Cresol nós temos hoje mais de 80 novos empreendimentos ativos atuando. Cada empreendimento desse contempla um grupo de mais ou menos 20 produtores individuais, de 26 municípios maranhenses, de vários territórios, tanto da Baixada como do Munim, da Região dos Cocais e da Região Sul do estado. O Cresol é uma rede em crescimento e está aberto a novos filiados, tanto que estamos criando agora uma cooperativa para agregar mais empreendimentos, para que aqueles que ainda não estão participando, possam participar. Se o empreendimento é coletivo e aceita os princípios da economia solidária ele tem total direito de se inscrever para participar do Cresol”, detalhou o secretário adjunto do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão, Ricarte Almeida.

Casa do Maranhão

O Cresol funcionará em uma espaço específico da Casa do Maranhão e o Museu do equipamento cultural será reaberto ao público em breve. As obras de reforma da Casa do Maranhão, executadas por meio do programa Nosso Centro, estão em fase final, e, de acordo com a Secma, a previsão é o equipamento seja reinaugurado no próximo dia 20 de dezembro.  

SERVIÇO

O quê: Inauguração da nova sede do Cresol-MA.

Quando: Nesta terça-feira (14), às 17h.

Onde: Casa do Maranhão, no Centro Histórico de São Luís.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário