quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

As potencialidades maranhenses das cadeias produtivas são inúmeras, como exemplos temos o manejo da juçara, a produção de polpas, doces e geleias de frutas regionais como cupuaçu e bacuri que movimentam a bioeconomia estadual e ainda são a principal alternativa de renda e segurança alimentar para muitas comunidades tradicionais do estado. Pensando nisso,  a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) separou importantes informações sobre essas riquezas do Maranhão. Hoje, você conhecerá mais sobre as regiões do Cerrado e da Zona Costeira.

O fluxo das cadeias produtivas compreende a extração e manuseio da matéria-prima, a transformação da matéria-prima em produto, o consumo comunitário e a comercialização do produto. As cadeias produtivas maranhenses são responsáveis também por estimular a cooperação comunitária e fortalecer a identidade regional. Elas podem ser identificadas no Cerrado, na Zona Costeira, na Região dos Cocais e Transições e no turismo de base comunitária.

Além de garantir a sobrevivência de muitas famílias tradicionais, os frutos nativos do Cerrado são considerados Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM) porque podem ser extraídos da floresta com possibilidade de manejo sustentável. Entre estes produtos, encontram-se óleos, resinas, bambus, fibras, plantas medicinais, além de diversas frutas que são incluídos nos PFNM. Também estão inseridos os benefícios indiretos advindos da preservação da cobertura florestal, como água limpa, conservação dos solos e condições climáticas, sem mencionar, claro, os grandes atrativos turísticos, como cachoeiras, cânions e rios.

Já a Zona Costeira maranhense vive um intenso processo de urbanização e abriga diversas atividades portuárias e industriais relevantes. Além da exploração turística consciente, a pesca artesanal, a manipulação dos frutos regionais e o artesanato também movimentam a economia desta região. Os espaços litorâneos possuem uma riqueza significativa de recursos naturais e ambientais, a Ilha do Maranhão abriga um mosaico de ecossistemas e sua diversidade é marcada pela transição de ambientes terrestres, marinhos e climáticos.

Gostou de saber mais sobre essas potencialidades maranhenses? Continue acompanhando nossa série e fique por dentro das riquezas do nosso estado! 

Informação: Sema MA  

0 comentários:

Postar um comentário