segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

A Secretaria de Estado do Turismo (SETUR/MA) tem atuado de forma intensa para melhor atender aos turistas e visitantes. Nesse ano mais de 20 mil pessoas foram atendidas nos CAT’s espalhados pelo Maranhão. Ao todo foram colocados em funcionamento 14 Centros de Atendimento ao Turista (CAT).

O CAT é a porta de entrada para receber e dar informações sobre os pontos turísticos do estado. Profissionais capacitados ajudam a traçar um roteiro para o turista, envolvendo os locais culturais, gastronômicos, ecológicos, esportivos, religiosos mais interessantes para visitação, incluindo produtos, serviços e artesanato.

Coordenados pela Setur, os balcões de informações turísticas estão localizados no Aeroporto de São Luís (2), Terminal Rodoviário de São Luís (1), Espigão Costeiro (1), Ceprama (1), Centro Histórico (1), em Raposa (1), em São José de Ribamar (2), no Terminal de Cujupe (1), Aeroporto de Imperatriz (1), Aeroporto de Barreirinhas (1), Balsas (1), Praça da Família em Tutóia (1).

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, explicou que em 2021, a Setur entregou a população maranhense, medo durante a pandemia, cinco novos Centros de Atendimento ao Turista sendo um no Ceprama, um no Centro Histórico de São Luís, um no Aeroporto de Barreirinhas, um na Praça da Família em Tutóia e um em Balsas além da reforma de diversos prédios. Os novos espaços seguem os padrões de outros CATs já existentes no Maranhão.

“Realizamos parcerias com prefeituras municipais e empresas privadas, juntos entregamos a população novos Centros de Atendimento ao Turista e outros reformados e revitalizados, instalamos letreiros promocionais, novas sinalizações turísticas, capacitamos profissionais através de cursos de atualização ofertados pelo setor de Qualificação da Setur. Em todos os nossos CATs são oferecidos mapas detalhados, folder com informações dos polos turísticos e exibidos vídeos promocionais mostrando os encantos e a diversidade do nosso Maranhão”, explicou o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior.

Segundo a coordenadora dos Centros de Atendimentos aos Turistas, Marilia Ribeiro, apesar do ano atípico por conta do novo corona vírus, as atividades dos CATs passaram por algumas adaptações, e constantes aperfeiçoamentos para atender às demandas após o período.

“Através dos CAT’s que percebemos o quantitativo de visitantes que chegam, e é por ele que recebemos bons feedbacks sobre a experiência do turista. Além disso, foi um ano que conseguimos inaugurar muitos CAT’s em outras cidades do estado, espero que 2022 venha com muito mais conquistas para o turismo maranhense”, afirma a coordenadora.

A coordenadora dos CATs, destacou ainda a importância de receber o turista de forma qualificada. “Os nossos 49 atendentes, entre funcionários e estagiários foram capacitados com cursos de atualização e atendimento ao turista, somando 9 módulos e 40 h/aulas. Em 2021 realizamos visita técnica com a EMAP ao Cujupe e ao município de Alcântara junto com o Secretário de Turismo da cidade. Fizemos a contratação de 03 estagiários para o CAT, e guiamento bilíngue com a embaixada francesa. Realizamos a mobilização e capacitação dos ambulantes do Espigão Costeiro com o curso de Atendimento Sustentável. Reinauguração do CAT da Raposa, Rodoviária, com novas instalações, Inauguração do cinco novos Cat’s. Participamos de Blitz do Turismo e elaboração do city tour realizado no bairro Madre Deus. Assim estamos encantando nossos turistas e visitantes e certamente eles retornaram em outras ocasiões trazendo a família e amigos para conhecer nossos encantos”, frisou a coordenadora.

City Tours do Circuito Cultural

Em agosto a Setur por meio dos Centros de Atendimento retornou com o programa de Circuito Cultural, onde foram realizados 12 city tours com 160 pessoas atendidas entre os meses de agosto à outubro, entre os participantes: escolas, famosos (Ex miss mundo Tamara Almeida, Chef Lucas Corazza, congressistas, hospitais, influencers dente outros.

Com a proximidade com o período de festas de fim de ano, lembramos que em todas as unidades, os atendimentos são realizados com utilização de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e há́ ainda a limpeza constante das dependências.

Informação: Turismo MA 

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