quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Centro multimeios chega a 24ª unidade no Maranhão 

MORROS – A cidade de Morros, localizada a 98 km da capital maranhense, já conta com uma unidade do SESI Indústria do Conhecimento – um centro multimeios, composto por biblioteca e computadores com acesso à internet. 

A unidade foi entregue na última terça (14/12) pelo Presidente da FIEMA e Diretor Regional do SESI-MA, Edilson Baldez das Neves e pelo Superintendente Regional do SESI, Diogo Lima ao Prefeito de Morros, Milton José Sousa Santos (Paraíba), que assinou o termo de parceria com a entidade do Sistema Indústria, acompanhado por diversas autoridades, professores e alunos da cidade. 

“A Educação é um pilar de nossa gestão. A palavra hoje é de gratidão a Deus, por nos dar sabedoria de conduzir nosso município por meio da Educação. Agradeço ao Presidente Baldez que tem feito um belíssimo trabalho levando a educação por meio dessas unidades do SESI e que tem proporcionado novos aprendizados para novas gerações. Isso é de grande importância para o município de Morros”, destacou o Prefeito Paraíba. 

“É uma oportunidade para que crianças, jovens e adultos possam melhorar a sua educação. A Indústria do Conhecimento com os computadores ligados a internet possibilita essa inserção nesse novo mundo. Além da biblioteca e outras atividades que podem ser desenvolvidas na área de educação e na área de cultura. É uma unidade que a prefeitura fará a gestão e temos o compromisso que a cidade cuidará muito bem desse novo espaço de educação”, destacou o Presidente da FIEMA e Diretor Regional do SESI-MA, Edilson Baldez das Neves. 

Estiveram presentes na inauguração, o Presidente da FIEMA e Diretor Regional do SESI-MA, Edilson Baldez das Neves, o Superintendente Regional do SESI, Diogo Lima, o Vice-Presidente Executivo da FIEMA, Celso Gonçalo, o Diretor Regional do SENAI, Raimundo Arruda, o 1º Secretário da FIEMA, Pedro Robson de Holanda, a Diretora da FIEMA, Ana Rute Mendonça, o Prefeito de Morros, Milton José Sousa Santos, o Secretário de Educação de Morros, Mário Alberto,  além de vereadores e colaboradores do SESI, professores e alunos de Morros.  

Segundo Diogo Lima, Superintendente do SESI-MA, o SESI Indústria do Conhecimento é um espaço de capacitação de crianças e jovens, que pode ser usado estrategicamente no contraturno das escolas, permitindo que os alunos tenham opções de ensino, a realização de atividades educativas pelos professores e a busca do conhecimento com ferramentas ativas e cada vez mais práticas e interessantes aos estudantes. 

“Nosso sentimento é de orgulho e gratidão. Essa é a 24ª Indústria do Conhecimento de uma série de 25 que fizemos até agora. É um equipamento extremamente importante na cidade que conta com apenas duas bibliotecas públicas. É um espaço que não tem apenas livros, ou espaço para leitura e consultas, mas é uma sala de aula expandida que permite tanto a consulta, quanto o desenvolvimento de atividades educacionais em geral fora a existência de uma sala com diversos computadores que permite em ser convertida em sala para atividades.  Aqui os alunos podem desenvolver atividades que permitam o aprendizado de forma exponencial. É uma porta de acesso ao conhecimento e a uma série de ferramentas tecnológicas e cientificas que podem ser colocadas à disposição. Aqui é um espaço de aprender e desenvolver competências e habilidades promovido pelo SESI, por meio do Sistema FIEMA”, ressaltou Diogo. 

A dona de casa e moradora de Morros, Jacirene Santos, tem três filhas que estudam na rede municipal e que desde criança estimula as filhas ao mundo da leitura, ela ficou feliz com a inauguração. “É uma satisfação muito grande ver esse momento. Sei o quanto é importante a educação para nossos filhos e eu como mãe gosto muito e estimulo as minhas filhas à leitura. É um ponto crucial e espero que a população saiba aproveitar essa oportunidade que a cidade de Morros está tendo. É muita gratidão! 

A aluna Juliana Matos, 10 anos, ficou impressionada com a quantidade de livros da Indústria. “Eu gosto de ler quadrinhos. Nunca tinha visto tanto livros assim num espaço. Eu adoro ler a turma da Mônica. Aqui agora vou pedir sempre para minha mãe me trazer”, disse a aluna que não escondeu a alegria de participar da inauguração.  

A Unidade SESI Indústria do Conhecimento implantada em Morros, foi construída em um terreno cedido pela Prefeitura Municipal, com área total de 400 m² e área total construída de 122,61 m². O SESI disponibilizou todo o mobiliário, equipamentos, acervo, adesivação e o processo de formação inicial e continuada dos monitores que atuarão no atendimento junto ao público em geral. 

A Indústria do Conhecimento é um centro multimeios com biblioteca, CDteca, DVDteca com  10 computadores ligados à internet, a disposição da comunidade para pesquisas na internet e atividades de inclusão digital, além de um acervo da biblioteca com 1500 livros, dos mais variados gêneros literários (literatura infantil, infanto-juvenil, brasileira, estrangeira, didáticos, enciclopédias e dicionários) e o processo de formação inicial e continuada dos monitores que atuarão no atendimento junto ao público em geral. A unidade possui espaço para o desenvolvimento de atividades e projetos socioeducativos e culturais, ambiente de leitura e de inclusão digital projetado para atender 24 usuários.  

UNIDADES - Ao todo, o SESI tem instaladas, com essa nova unidade, 24 Indústrias do Conhecimento no Estado do Maranhão, implantadas nas cidades de São Luís, Aldeias Altas, Açailândia, Arari, Bacabeira, Balsas, Barreirinhas, Buriti Bravo, Caxias, Codó, Colinas, Estreito, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Matões do Norte, Paço do Lumiar, Pastos Bons, Raposa, Rosário, Santa Rita, São Domingos do Azeitão e agora Morros. A cidade de Timon terá sua unidade inaugurada em 2022. 

HOMENAGEM - A Indústria do Conhecimento de Morros  leva o nome de Alexandra Amaral Santos, professora da cidade, especializada em Psicopedagogia e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que exerceu a nobre função de ensinar por meio de contratos e concursos nas cidades de Morros, Cachoeira Grande e Icatu, e nos interiores Mata da Canoa, Salvação, São Raimundo dos Caldas, Casca Grossa, Jurubeba e Boquerão e que faleceu em 2016, vítima de um acidente de moto quando retornava para casa, após um dia de trabalho. Estavam representando a homenageada o viúvo e ex-vereador Hugo Maley e a filha do casal, Lycia Helena Santos Coimbra, que é psicóloga. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário