sábado, 4 de dezembro de 2021

A partir dessa sexta-feira, 03, os visitantes do espigão da Ponta D’areia poderão conferir o ‘Presépio Maranhão de Encantos’ produzido com a técnica papel machê pelo artesão do Ceprama, Nill Muniz. A obra é um presente da Secretaria de Estado do Turismo aos maranhenses e turistas que visitarem São Luís no mês de dezembro.

“É tempo de agradecer e renovar as esperanças, e acredito que a decoração natalina traz conforto e boas memórias, por isso nós da SETUR fizemos questão de pensar algo diferente para essa data. Um arte com a nossa identidade e que também gerasse renda aos nossos artesãos. No local, além do presépio também temos a disposição os nossos artesanatos que são uma autêntica opção de presente natalino”, reforçou o secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior.

Presépio Maranhão de Encantos

A obra artística que mostra aspectos da religiosidade, cultura popular e artesanato tem personagens em tamanho natural confeccionado na técnica papel machê e pintura a mão livre, tipologia dominada pelo artista popular, Nill Muniz, que juntamente com equipe de artesãos construiu o projeto.

Foram inseridos elementos maranhenses ao presépio natalino com referências ao bumba-meu-boi. “Ao invés da vaca e do jumentinho, adicionamos o miolo do boi, o chapéu de canutilhos e a burrinha que comanda o rebanho. Utilizamos material reciclável como papel de cimento, ferragem, palha mostrando como o que ia para o lixo pode se transformar em arte. Resgatamos também a pintura acrílica envernizada com técnica de papel machê que está em extinção” explicou o artesão que é expositor há 18 anos no Ceprama.

Compõe a cenografia 4 barracas de artesanato que funcionarão como feirinha comercializando produtos de quinta a domingo das 16 às 20h.


Informação: Turismo.MA

0 comentários:

Postar um comentário