quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Entidade do Sistema FIEMA participa da SIPAT na Gasmar com orientações sobre como manter a saúde mental no trabalho 

SÃO LUÍS – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), entidade do Sistema FIEMA, participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT 2021, na empresa Companhia Maranhense de Gás – Gasmar. A SIPAT Gasmar deste ano focou na saúde mental. O evento teve como tema “Mente sã, trabalho seguro” e contou, na programação, com a palestra “Síndrome de Burnout: Como manter a saúde mental no trabalho”, ministrada pela psicóloga do IEL, Ana Sanyele Souza.  

A Gasmar é parceira do Instituto em diversas ações, e nesse sentido, convidou a entidade para participar da SIPAT, cujo objetivo é contribuir ativamente para a redução de acidentes de trabalho na empresa. “Foi um grande feito disseminar o conhecimento sobre este assunto tão importante, e ainda poder relacionar este tema ao ambiente de trabalho, mostrando que sua importância não está apenas ligada a produtividade, mas também à qualidade de vida e crescimento profissional.'' 

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico que se caracteriza pelo esgotamento físico, mental e psíquico do indivíduo.  Burnout é uma palavra do idioma inglês e pode ser traduzida como "queimar por completo". A doença causa um estado de estresse crônico que leva a exaustão física e emocional com sentimentos de ineficácia e falta de realização pessoal. Reconhecer os sinais de esgotamento, antes que seja tarde demais, é fundamental para o tratamento, de acordo com Ana Sanyele. 

A Síndrome de Burnout é considerada de caráter depressivo, devido ao comportamento que a pessoa afetada demonstra. “Quem tem a doença é porque chegou ao ponto máximo do estresse profissional, podendo se desenvolver em indivíduos das mais variadas profissões, principalmente aquelas que são tão apaixonadas pelo que fazem e, por isso, trabalham excessivamente exercendo uma enorme pressão sobre si próprios”, destaca a psicóloga. 

A assessora de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Gasmar, Danielle Silva, afirma que a parceria com o IEL tem sido fundamental para os projetos da empresa, e que a palestra esclareceu muitas situações antes não observadas, com detalhamento sobre os quadros de ansiedade e sintomas de depressão. “Ainda atravessamos um período difícil com a pandemia, adaptação em home office, distanciamento social, entre outras circunstâncias”. 

A motivação para falar sobre a Síndrome de Burnout, segundo Danielle, foi principalmente, mostrar a importância de voltar a atenção do colaborador para os sintomas fisiológicos ou situações de trabalho que podem ser consequências da doença, além de orientar as maneiras de evitar e tratar a síndrome. 

SINAIS PARA IDENTIFICAR A SÍNDROME DE ESGOTAMENTO PROFISSIONAL: 

  • Cansaço físico e mental constante e em excesso; 
  • Falta de vontade de fazer atividades sociais e estar com outras pessoas; 
  • Constante negatividade, sentindo como se nada fosse dar certo; 
  • Coloca constantemente a necessidade e vontade dos outros à frente das próprias; 
  • Alterações repentinas de humor (com muitos períodos de irritação); 
  • Isolamento social (mesmo de familiares e amigos); 
  • Sentimento de insatisfação sobre aquilo que faz; 
  • Dificuldade para se concentrar em tarefas diárias; 
  • Alterações de humor e de memória. 

O tratamento requer protocolo medicamentoso de um psiquiatra, vinculado ao acompanhamento psicológico, além de mudanças de comportamento para hábitos saudáveis, como a prática de esportes.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário