terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Por Ester Ramos

Para iniciar no mercado de trabalho, é necessário estar por dentro das principais habilidades necessárias para ser um bom profissional. Saber lidar com as questões do dia a dia de uma empresa é fundamental para garantir a boa convivência entre os colegas de trabalho e também auxilia na hora de resolver problemas. Com isso em mente, conheça as 3 principais características/habilidades para um bom desempenho profissional no ambiente de trabalho.

1.Responsabilidade

Tanto na vida pessoal quanto na profissional, é necessário ser responsável. Não apenas na hora de lidar com problemas, mas a responsabilidade também é necessária para assumir liderança ou as demais demandas do trabalho.

Ser responsável é estar consciente do seu trabalho, não deixar acumular demandas, fazer o melhor possível em cada processo das tarefas do dia a dia. A responsabilidade é um dos principais atributos de um bom profissional.

2. Inteligência emocional

A inteligência emocional está relacionada à habilidade que temos em lidar com as nossas emoções durante eventos de alta carga emocional. Não saber lidar com as emoções é extremamente prejudicial ao desempenho profissional, e também acarreta em um desgaste emocional e psicológico a longo prazo.

Essa habilidade é desenvolvida a partir do autoconhecimento, ou seja, quando sabemos lidar com nossos sentimentos e aprendemos a administrá-los, podemos finalmente ter a inteligência emocional para lidar com ocasiões do cotidiano de forma mais leve. Dessa forma, a inteligência emocional é outro fator importante para aprimorar o seu desempenho profissional

3. Proatividade

Todo mundo já ouviu falar na tal da proatividade, que nada mais é do que a capacidade de se prontificar diante das ocorrências ou por espontaneidade ao sugerir novas ideias para a equipe. A cada dia, se nota um aumento da procura por profissionais proativos, que não só cumprem demandas do cotidiano, mas também procuram resolver problemas, possuem novas ideias, assumem riscos e estão realmente comprometidos com seu papel dentro de uma empresa. Um profissional proativo é extremamente valioso no mercado de trabalho.

Tem interesse de se desenvolver como profissional, mas não tem experiência no mercado? Essas e muitas outras habilidades podem ser desenvolvidas através do curso “Preparando-se para o mercado de trabalho”, oferecido pelo Senac. O curso tem como objetivo orientar os participantes sobre a postura profissional para a busca do primeiro emprego, proporcionando as habilidades necessárias para inserção no mundo de trabalho.

A partir do desenvolvimento dessas habilidades, uma pessoa pode se tornar um profissional muito estimado pelo mercado de trabalho. Dessa forma, será possível desenvolver sua trajetória profissional, e assim traçar uma carreira de sucesso.

Informação: Senac - MA 

0 comentários:

Postar um comentário