quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Iniciativas poderão ser aplicáveis aos Destinos Turísticos Inteligentes do país, um projeto-piloto pioneiro desenvolvido pelo órgão desde 2021

Empresas e startups de todo o Brasil com projetos inovadores na área de turismo podem cadastrar as iniciativas junto ao Ministério do Turismo até o dia 28 de fevereiro. O objetivo é que estas soluções tecnológicas possam ser replicadas, como inspiração de boas práticas, nos Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) - projeto pioneiro que busca transformar cidades brasileiras em destinos inovadores. Após avaliação, as sugestões devem compor um catálogo nacional, com previsão de lançamento para março deste ano.

Clique AQUI para inscrever o seu projeto.

A seleção, iniciada em 9 de dezembro de 2021, é organizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro, que desenvolvem um projeto-piloto de criação de DTIs envolvendo 10 cidades das cinco regiões do país. As propostas elegíveis englobam a digitalização de negócios e destinos, a personalização de experiências do visitante, marketing, economia criativa e automação, entre outros campos.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca que a ideia é dar visibilidade a projetos de vanguarda, estreitar laços junto ao poder público e otimizar o crescimento do ecossistema de inovação no Brasil. Por isso, a importância em garantir uma maior participação neste processo.

“É fundamental contarmos com sugestões que favoreçam o devido aproveitamento do imenso potencial do país no turismo. Cada vez mais o turista busca destinos que proporcionam serviços inovadores e precisamos garantir que o Brasil se adeque permanentemente a essa realidade, contribuindo para gerar emprego e desenvolvimento por meio do turismo”, sustenta o ministro.

Inédito no Brasil, o projeto-piloto de DTI busca estabelecer diretrizes e um formato nacional para transformar destinos turísticos em espaços inovadores, sustentáveis, seguros e criativos, tanto para os turistas como para a sua população. Participam da ação duas cidades representando cada uma das cinco regiões do país: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste).

O instituto Ciudades del Futuro, entidade argentina pioneira no segmento, auxilia o MTur na adaptação da metodologia original, resultando na criação de uma estratégia nacional de DTI. Em novembro de 2021, foram concluídas visitas técnicas a cidades que integram o projeto-piloto, quando houve a avaliação de indicadores locais, a identificação de demandas e a definição de planos de ação.

Dúvidas sobre o cadastro de soluções tecnológicas podem ser esclarecidas pelo e-mail solucoesdti@ciudadesdelfuturo.org.ar.

CARTILHA - Uma cartilha digital lançada neste mês de janeiro pelo Ministério do Turismo detalha o processo de transformação de cidades em Destinos Turísticos Inteligentes. O material explica os conceitos envolvidos, os eixos metodológicos aplicados e aponta vantagens da iniciativa a municípios e visitantes, com a exposição de casos de sucesso e os resultados alcançados na Colômbia, na Espanha, no México e no Uruguai.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário