sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Evento encerrou nesta sexta-feira, 7, no salão de eventos da FIEMA 

SÃO LUÍS – O Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) encerrou, nesta sexta-feira, 7, a Jornada Pedagógica 2022 da Escola SESI São Luís, que teve início na segunda, 4, no salão de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). O tema deste ano versou sobre a aprendizagem por meio de projetos interdisciplinares e teve como foco trabalhar o lado emocional dos professores.    

A jornada ocorre todos os anos nas escolas da Rede SESI de Educação do Maranhão e, apesar do afastamento social em virtude da pandemia, os encontros para formação dos educadores vinham acontecendo de forma online ou híbrida.    

Na abertura do evento, o superintendente regional do SESI, Diogo Lima, apontou a Jornada Pedagógica como um momento extremamente importante no planejamento do ano acadêmico do SESI. "Nesta edição, nós estamos focando, primeiramente, em habilidades socioemocionais tanto para os nossos professores como o desenvolvimento dessa inteligência para os nossos alunos. Além disso, temos tratado outros elementos relevantes, como a própria robótica, o uso de ferramentas de motivação, o processo de inclusão, toda uma série de aspectos que tornam a nossa escola uma escola diferenciada". 

A assessora pedagógica do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos da Coordenadoria de Educação do SESI, Neurian Azevedo, destacou que o objetivo do evento é aperfeiçoar a equipe técnica e docente, com atenção ao campo emocional-afetivo dos professores e aprofundar o trabalho relacionado a projetos interdisciplinares de aprendizagem.    

“Precisamos dessa proximidade para acompanharmos os sentimentos dos professores, pois preparados, a gente sabe que eles estão, mas é fundamental estarmos sempre junto deles dando todo o suporte que eles precisam para desempenhar bem suas tarefas”, considera Neurian.   

Participaram desta jornada os professores da Escola SESI São Luís da Educação Infantil ao Ensino Médio, assim como a equipe técnica composta por coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, psicopedagogos e bibliotecários.   

O professor de matemática do Ensino Médio, Giovanne Mendes, acredita ser fundamental o evento, porque prepara o professor para os desafios de 2022. “Este será um ano com muitos desafios para nós educadores, por isso, a Jornada Pedagógica, que é uma ação muito bacana, é fundamental para a ampliação dos nossos conhecimentos e fortalecimento de nossas ações. Estamos gostando muito e vamos tentar absorver o máximo de conhecimento para levar à sala de aula, pois os alunos merecem e estão vindo aí, ansiosos por essa nova etapa da vida deles”, afirma.   

PANDEMIA - Para Vanda Marli, coordenadora de Educação do SESI-MA, um dos objetivos da jornada é fortalecer os conhecimentos dos docentes e de toda a equipe técnica, para que possa desenvolver um trabalho seguro, compromissado e responsável junto aos alunos, suas famílias e a comunidade escolar de maneira geral. 

Para isso, conta com a contribuição das facilitadoras Katiane Lima Cardoso, trabalhando o tema “A Inteligência Emocional” e Carmem Maria Teixeira, abordando a área de “Projetos Interdisciplinares”. “A jornada pedagógica traz para a gente, assuntos que são relevantes para o fortalecimento do conhecimento desse professor, para contribuir de maneira significativa com a sua prática dentro da sala de aula. Ela traz caminhos de reflexão, de que maneira podemos nos comportar em uma sociedade que está ainda passando por uma pandemia. De que maneira eu devo agir dentro da minha escola, junto ao meu aluno, junto aos pais, à comunidade geral. Ou seja, são oportunidades de reflexão para que a gente possa pensar caminhos mais seguros de convivência. Porque educação não é simplesmente a transmissão de um saber, mas é crescer juntos”, pontuou a coordenadora de Educação. 

PERTO DA INDÚSTRIA – De acordo com Vanda, nesse processo de crescer juntos, o SESI vem consolidando parcerias importantes, por isso convidaram para a Jornada Pedagógica, a representante da indústria maranhense Paladino Chocolates. “Primeiro porque é indústria, e a indústria está presente na vida do SESI, sustenta o SESI. A Paladino Chocolates é uma indústria genuinamente maranhense, com a nossa cara, com as nossas características, e é uma indústria que reconhece a importância do SESI. A Paladino nos trouxe um pouco da sua luta, da sua história, da sua caminhada, do seu exemplo de vida, mostrando a importância da empresa, da indústria dentro do Maranhão, para o fortalecimento desse Estado. Foi uma doce presença”, ressaltou Vanda Marli. 

A sócia proprietária da indústria, Conceição de Maria Alencar Pinheiro, apresentou a fábrica de chocolates aos educadores da Rede SESI e ressaltou a parceria da FIEMA e do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) na história da empresa. “Por incrível que pareça, muita gente não sabe que no Maranhão tem uma fábrica de chocolates. Aqui, são colaboradores que prestam serviço para a indústria, então, estreitar esse relacionamento é muito importante. A partir do momento que a gente se conhece, todo mundo tem a ganhar”. 

Sobre a produção, a empresária explicou que a demanda maior é na Páscoa. “Nosso carro chefe são as trufas, que são os bombons com recheios naturais, cupuaçu, bacuri, muito valorizados no mercado. Fora as trufas, que a gente trabalha o ano todo, vem a Páscoa, que para toda indústria de chocolate, é o forte. A demanda é muito aquecida e a previsão para este ano é produzir 30 toneladas de chocolate”, frisou Conceição.  

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário