sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

SÃO LUÍS – Na manhã de ontem, 26, o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, ao lado do diretor de planejamento do Sesc, Ribamar Cunha, e do superintendente da Fecomércio, Max de Medeiros, ao lado de técnicos das Instituições, receberam a comitiva da prefeitura de Alcântara, coordenada pelo prefeito da cidade, Padre William. O objetivo da reunião realizada foi o de avaliar as ações realizadas no ano de 2021 pelo Sistema Fecomércio no município de Alcântara, em prol do desenvolvimento da cidade, entendendo o cenário de expansão do Centro Espacial de Alcântara. Além disso, foi apresentado o planejamento para 2022, que prevê, dentre diversas ações, a oferta de 775 vagas, distribuídas em 35 turmas de cursos de qualificação e programas socioprofissionais do Senac para a população alcantarense.

A proposta do trabalho do Senac é ofertar programação de cursos de formação profissional, em diversos segmentos, que favoreçam o desenvolvimento de ocupações de trabalho em atividades do comércio, bens, serviços e turismo da cadeia produtiva às pessoas que contribuirão para a expansão do Centro Espacial de Alcântara. “Acredito que foi boa essa acolhida pela equipe do Senac, e por todos que estão aqui e ajudam nesse processo, para nós foi gratificante, e quero agradecer pela parceria e ressaltar que o Senac continua bem-vindo, a prefeitura está de portas abertas”, destacou o prefeito de Alcântara, Padre William.

Sobre a importância do trabalho, o prefeito se diz otimista com os resultados que serão gerados para o município. “Eu não só acredito, como aposto que a formação profissional vai capacitar o alcantarense para dias melhores, através da própria Base Espacial, da prefeitura e de outras instituições que vão prestar serviços para o sistema da Base, Sistema Portuário na Ilha do Cajual (Brasil – China), por isso fazemos questão, não só de agradecer, mas de insistir na parceria”, completou Padre William.

O primeiro ciclo de capacitação, realizado em 2021, referente ao Plano de Ação “APOIO DO SENAC À EXPANSÃO DO CEA", contemplou os cursos de Pizzas e Chefia e Organização de Cozinha, articulados em parceria com a microempreendedora Auricélia Campos Queiroz, que disponibilizou seu espaço como laboratório para a execução dos cursos, bem como apoio a logística para a formação das turmas (matrículas). Além das duas turmas, a população recebeu também o curso gratuito de Assistente Administrativo.

Em 2022, a população vai receber os cursos gratuitos de Artesão de Pintura em Tecido, Artesão em bordado à mão, Confeccionador de bijuteria, Artesanato com material reciclado, Tapetes artesanais, Barbeiro, Cabeleireiro Assistente, Depilador, Manicure e Pedicure, Atendente de lanchonete, Auxiliar de cozinha, Técnicas Básicas para Garçom, Salgadeiro, Preparo de caldos e sopas, Culinária regional, Auxiliar de confeitaria, Padeiro, Bolos e doces regionais, Camareira em meios de hospedagem, Recepcionista em meios de hospedagem, Assistente administrativo e Operador de computador.





Informação: Senac MA

0 comentários:

Postar um comentário