quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

O mar está se abrindo. Pode parecer complexo no primeiro momento, mas você vai entender a relevância. Ontem, foi publicado um decreto que regulamenta a instalação de parques eólicos no litoral brasileiro.

“Não entendi nada” 🤯

Imagine que a novidade abre espaço para que cataventos que geram energia através do ar sejam instalados dentro do mar. E coloca espaço nisso…

• Hoje, há projetos em análise que somam o volume de energia equivalente a quase quatro hidrelétricas de Belo Monte, que é a maior usina nacional.

Essa prática já é explorada por diversos países europeus — como França, Alemanha, e Bélgica —, mas, por aqui, ainda aguardava definições de regras.

A relevância disso? Muito se fala sobre a necessidade de diversificar a matriz energética brasileira. Quanto mais fontes se têm, menos dependentes ficamos.

Por exemplo… No ano passado, você deve ter visto sua conta de luz ficar mais cara. Isso se deveu, em partes, à diminuição dos níveis das hidrelétricas pelo período de seca. Com outras fontes gerando mais energia, isso poderia ser evitado.

Logo, ampliar a energia eólica pode trazer benefícios inclusive para o seu bolso — e ela já está sendo ampliada. Para se ter uma noção, de 10 anos para cá, sua capacidade aumentou 20 vezes.

Informações: The News

0 comentários:

Postar um comentário