quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022


O Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão abriu, nesta terça-feira (1º), mais de 500 vagas para cursos de qualificação profissional em parceria com a Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv).

Essa colaboração nasce do Termo de Cooperação Técnica entre a Seejuv e o Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Hospitalidade, Lazer, Ócio e Criatividade, vinculado ao Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, doravante chamado de HOLOC, para o desenvolvimento de um plano de qualificação profissional para o ano de 2022, operacionalizado a partir do Projeto Núcleo de Qualificação em Turismo (NUQUAT), assinado em dezembro do ano de 2021.

Os cursos oferecidos são Assistente Administrativo, Atendente de Bares e Restaurantes, Informante Turístico, Monitores de Museus e Organizador de Eventos. Todas as aulas serão realizadas aos sábados, das 8h30 às 12h, nos dias 12/03, 14/05, 11/06 e 09/07, na Fábrica Santa Amélia, Centro. As inscrições encontram-se disponíveis para jovens a partir do 16 anos ou mais, com o ensino fundamental completo.

O coordenador do Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Hospitalidade, Lazer, Ócio e Criatividade, vinculado ao Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, Cairo Braga, avaliou essa primeira entrega como esperançosa e trouxe os benefícios para os jovens maranhenses e para o Governo do Estado. 

“Com essa pandemia, muitos pais e mães de família perderam seus empregos. O setor de serviços foi o mais impactado, entre eles o de atividades turísticas e hoteleiras. Estes cursos vêm, acima de tudo, proporcionar esperança a quem busca inserção no mercado de trabalho, requalificação profissional e/ou encontram-se em condição de vulnerabilidade social. Estes cursos são em áreas específicas do Turismo, onde existe demanda de procura por mão de obra qualificada. Esperamos que cada cursista, cada pessoa, cada jovem, cada mulher, cada sujeito que faça esse curso aumente as suas chances de recolocação, empreendam e cresçam na carreira que escolherem. Estes cursos são ferramentas de inclusão e ascensão social”, afirmou.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, ressaltou a importância e o papel que tem esse processo de formação no que tange a área do Turismo. “É fundamental ter esse processo de formação permanente das juventudes, ainda mais que tange temas essenciais com a questão do Turismo. A gente observa que tem várias oportunidades surgindo nessa área, e a gente tem uma parceria com o núcleo justamente nessa perspectiva de fortalecer oportunidades para juventudes na linha de formação e qualificação profissional”, falou.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário