quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Um termo de compromisso inicial definiu as diretrizes e ações para o retorno do Circo da Cidade. O documento foi assinado entre representantes do Movimento Cadê o Circo e a Secretaria de Cultura do Município, por meio do secretário Marco Duailibe, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, na sede da Secult. 

A lona do novo Circo da Cidade será reerguida por meio de ação conjunta entre o poder público, representantes do Cadê o Circo e do Conselho Municipal de Cultura. Uma agenda periódica será organizada com o objetivo da realização de debates e definições sobre aspectos fundamentais com fins da efetivação do espaço. 

O Circo, no passado, promovia espetáculos, diversão, reflexão criativa, acesso à cultura nas suas mais diversas manifestações, além de propiciar o desenvolvimento das cadeias produtivas da economia cultural. 

Para a gestão do Circo da Cidade foi apresentada proposta de Curadoria  colaborativa, inclusiva, democrática e participativa. Definições  essas que deverão ter anuência do Conselho Municipal de Cultural, que deverá ser cientificado das reuniões de reconstrução do espaço para se manifestar.  

Participaram da reunião, os artistas Ana Tercia Lobato, Beto Ehong, Walter Reis, a produtora cultural e jornalista Vanessa Serra, o economista Felipe Holanda e o advogado popular, Rafael Silva, além do secretário de Cultura, Marco Duailibe. 

Protagonismo da classe Artística 

Os representantes do Cadê o Circo apresentaram Carta Compromisso ao Secretário Marco Dualibe com objetivo de garantir participação efetiva do Movimento por  meio dos seus representantes no processo de reinstalação assegurando entre os representantes do coletivo e o poder público:

Diálogo direto, rápido, democrático e transparente;

Participação na governança do Circo da Cidade, em todos os setores; 

Promoção da dignidade, cidadania e do valor humanos de todas as pessoas envolvidas no processo de retorno do Circo da Cidade;

Reafirmação dos valores democráticos e do interesse público enquanto valores proeminentes da administração pública;

Sobre o retorno do Circo da Cidade 

Há pouco menos de um mês, um grupo de artistas, produtores culturais, profissionais liberais e entusiastas lançaram o Movimento Cadê o Circo. Todos insatisfeitos pela retirada, há dez anos, do Circo da Cidade. 

Uma campanha foi lançada nas redes sociais. O Movimento ganhou adesão de vários artistas reconhecidos regionalmente e nacionalmente e a simpatia da sociedade. Na semana, o grupo protocolou ofício solicitando reunião com o prefeito Eduardo Braide e foram atendidos pelo Secretário Marco Duailibe.

Informação: Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário