quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

O TransformAgora é também uma das entregas do programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae em execução em 70 municípios do Estado, destes 53  por meio da parceria  com Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc).

O Sebrae e os parceiros TCE-MA, MPMA, CGU e Governo do Estado, por meio da Seinc, realizaram na manhã da última segunda-feira (07) em Imperatriz, e na terça-feira (08) em Açailândia, a terceira edição do TransformAgora, que traz a temática a Ética e Integridade no meio empresarial. A Ação que teve início pela Região Tocantina, acontecerá durante o mês de fevereiro em mais seis municípios do Estado.  O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho, acompanhando do diretor superintendente da instituição, Albertino Leal e do diretor técnico, Mauro Borralho lideram a caravana que percorre pelo estado.

“Para nós do Sebrae, que incentivamos as micro e pequenas empresas a se formalizarem é muito importante que exista um ambiente competitivo e onde tem corrupção a competitividade fica muito prejudicada. Então trouxemos essa discussão para sociedade e estamos integrando ações com a terceira edição do TransformAgora, que iniciou em Imperatriz e percorrerá outros municípios do Estado, contando com o apoio de importantes parceiros que também trabalham em busca da ética e da integridade no meio empresarial”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho.

O TransformAgora é também uma das entregas do programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae em execução em 70 municípios do Estado, destes 53  por meio de parceria  com Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc). O programa conta ainda com a parceria das prefeituras municipais para gerar esse ambiente favorável de desenvolvimento dos negócios e fomentando a economia local.


“O Cidade Empreendedora visa a transformação econômica e social dos municípios, através da atuação conjunta do Sebrae, governos municipais e o Governo do Estado, onde são ofertadas várias ferramentas de estímulo a gestão, inovação e demais políticas públicas para promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. E trazer a temática ética e integridade para discussão junto à sociedade, entes públicos e empresários, incentivando a implantação de controles internos, a transparência nos processos, reforçando a importância do Compliance é de extrema relevância para a construção dessa ambiência legal nos municípios e isso gera desenvolvimento local, oportunizando maiores espaços no mercado para os pequenos negócios”, enfatizou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.

A programação do TransformAgora iniciou com a palestra Corrupção: o concorrente desleal do mercado, ministrada pelo palestrante e professor mestre Gilberto Socoloski, que pontuou o combate à corrupção para manutenção de um ambiente mais seguro, justo e transparente.

Um painel de debates reuniu o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal; o Secretário Geral de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado, Fábio Alex de Melo e o Assessor Especial da Procuradoria Geral do Ministério Público do Estado, Marco Aurélio Barros. Eles debateram sobre a importância da manutenção de um ambiente favorável ao Compliance e como suas instituições têm atuado para estimularem os pequenos negócios a implantarem os processos de controles internos nas gestões empresariais. 

Durante os encontros também aconteceram momentos de diálogos com empresas e instituições participantes, em que foram abordadas as temáticas do empreendedorismo, integridade, compras públicas e setores produtivos.

“É de grande relevância a proposição dessa discussão com as lideranças locais por onde passaremos nessa caravana, que tem o intuito de debater sobre a ética e importância do valor da integridade. São parcerias importantes construídas para fomentar essa prática contínua no ambiente dos negócios, que iniciamos pela Região Tocantina”, comentou o Procurador de Justiça do Estado do Maranhão, Eduardo Nicolau.  

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Washington Luís, destacou as ações continuadas desenvolvidas pelo órgão. “É fundamental fazer com que a atividade empresarial se desenvolva em um ambiente ético e de respeito às normas jurídicas, contratuais para impulsionamento da economia. Dessa forma, ampliamos as possibilidades de acesso a emprego e renda, para que as desigualdades sociais sejam reduzidas. E buscamos em conjunto com essas instituições fazer um estado mais pujante e de desenvolvimento às pequenas empresas”, disse.

Em tempo: Em Imperatriz, o evento foi realizado no Mezanino do Centro de Convenções e reuniu empresários, autoridades de 12 municípios da Região Tocantina, representantes de secretarias municipais e demais entidades representativas como sindicatos, órgãos dos municípios e a imprensa local. Na terça-feira (08), a programação seguiu em Açailândia, no auditório do Centro Empresarial de Açailândia e reuniu participantes da Região Pré-Amazônica, além das equipes técnicas do Sebrae, TCE-MA, MPMA e CGU.

Informação: Sebrae MA 

0 comentários:

Postar um comentário