sábado, 5 de fevereiro de 2022

Buscar reconhecimento, valorização e preservação da história e cultura quilombola: assim nasceu o projeto “Contando História”, idealizado pela fotógrafa Veruska Oliveira e patrocinado pela Lei Aldir Blanc, do Governo do Estado do Maranhão. O projeto contempla um webdocumentário de protagonismo em comunidades quilombolas, com o propósito de fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, reconectando o universo isolado dos quilombolas ao universo da comunidade maranhense, provocando o reconhecimento de um na história do outro. Para ver o vídeo, acesse o canal do Projeto Contando História no Yotube. (https://www.youtube.com/watch?v=D1GHMHVi1-4 )

“Contando História” tem registro em vídeo, fotografia e entrevistas em comunidades quilombolas de municípios maranhenses registrando histórias, casos, lendas e tradições contados pelos próprios integrantes da comunidade e foi roteirizado em conjunto com os moradores das comunidades participantes, assumindo características de autorretrato por meio do áudio visual.

A fotógrafa Veruska Oliveira, idealizadora do documentário, diz que o material permite que o próprio povo conte a sua história, a construção da identidade dessas comunidades e a identificação e produção de estudos sobre as comunidades quilombolas maranhenses para documentação da história de luta, costumes, religiosidade e manifestações culturais dos mesmos, para que estes não venham a se perder e fazer parte apenas do imaginário coletivo. “Este projeto tem enorme importância histórica e construção da identidade social dos quilombolas, porque a história será contada por quem a vive”, afirma. “As comunidades remanescentes quilombolas são muito mais do que comunidades isoladas formadas por descendentes de negros fugidos. São grupos étnicos raciais, segundo critérios de auto distribuição, cuja identidade cultural os distingue dos demais grupos da sociedade. A riqueza cultural que os quilombolas nos trazem é indescritível”, finaliza. 

Com o documentário, foram recuperadas histórias por meio da troca de experiências, principalmente com os mais velhos, e os mais jovens vão poder valorizar e se motivar em manter viva a cultura de seus antepassados.

Sobre a autora

Veruska Oliveira é graduada em Pedagogia pela UEMA-2003. Professora de inglês pelo período de 1996 a 2006, com certificado de proficiência pela Michigan University. Iniciou a carreira na fotografia no ano de 2005. Além de longa trajetória em cobertura fotográfica de eventos sociais e coorporativos obteve destaque na área publicitária após qualificação na área obtida na Rocky Mountain School of Photohgraphy no ano de 2012. Realizou, além de diversas exposições fotográficas, quatro projetos que resultaram em publicações de livros, sendo eles: “Terra de Palmeiras: as quebradeiras de coco babaçu do Maranhão” (2011); “Itaqui Bacanga: Um autorretrato” (2012); “Quilombolas do Maranhão; um retrato” (2012) e “Impressão do Silêncio” (2016). Sendo os projetos “Quilombolas do Maranhão” e “Impressão do Silêncio” também geraram dois curta metragens com o mesmo nome.

Informação: Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário