sábado, 23 de abril de 2022


Nesta segunda-feira (25), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) promoverá uma ação comemorativa em alusão aos 40 anos de atividades da instituição. Para celebrar a data, o Hemomar, que anualmente coleta cerca de 80 mil bolsas por ano, reunirá doadores, usuários, servidores, colaboradores, instituições parceiras e a comunidade em geral. 

Fundado em 22 de abril de 1982, o Hemomar também é a unidade de referência no cuidado a pacientes com patologias do sangue. O centro realizou, apenas em 2021, mais de 61 mil atendimentos a usuários com doenças hematológicas por meio da equipe multidisciplinar, formada por médicos, biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos.

Outro importante serviço é o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea, que funciona desde 2002. De lá pra cá, o hemocentro já enviou mais de 50.000 cadastros ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que reúne dados para consulta, toda vez que um paciente precisa encontrar um doador. Atualmente, a hemorrede maranhense é constituída pelo hemocentro coordenado em São Luís, sete hemonúcleos (Santa Inês, Caxias, Balsas, Pedreiras, Codó, Imperatriz e Pinheiro) e 20 agências transfusionais, que promovem atendimento em todo o território maranhense.

Como ser doador

É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e portar documento de identificação oficial, original e com foto. As doações de sangue podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h, na sede da instituição. Informações e agendamentos pelo WhatsApp: (98) 99232-8496.

SERVIÇO

O quê: Aniversário de 40 anos do Hemomar.

Quando: Segunda-feira (25), às 9h30.

Onde: Sede do Hemomar – Rua 05 de janeiro, s/n, Jordoa. 


Sugestão de entrevistas

- Secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

- Presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe.

- Diretora Geral do Hemomar, Clícia Galvão.

- Doadores.

Fonte: SES

0 comentários:

Postar um comentário