segunda-feira, 16 de maio de 2022

 No dia em que completaria 89 anos de vida se vivo estivesse, a Academia Maranhense de Trovas (AMT) homenageia seu patrono, o professor, escritor e jornalista, Carlos Cunha com uma vasta programação de exposição, mesa-redonda e lançamento de livro.

A programação iniciará nesta quarta-feira, dia 18, data de nascimento de Carlos Cunha (1933-1990) com a abertura da exposição “A Páscoa das Gaivotas”, seguida de mesa-redonda, no dia 19, com o tema “Vida e Obra de Carlos Cunha. As atividades serão realizadas sempre às 19h, na Livraria Amei, no São Luís Shopping, localizado na avenida que tem o nome do homenageado. A organização é da família do escritor, por meio da sua filha também escritora, jornalista e trovadora, Wanda Cunha, com o apoio da Inspirar Comunicação & Inovação e da AMEI (Associação Maranhense dos Escritores Independentes). 

A exposição “A Páscoa das Gaivotas” é baseada no livro “A Páscoa das Gaivotas”, de Carlos Cunha, no qual ele apresenta 36 artistas maranhenses das artes plásticas da época, entre pintores, desenhistas, xilógrafos, ceramistas. 

A exposição terá quadros com pinturas e desenhos do rosto de Carlos Cunha doadas por artistas como Ana Luiza Ferro, Liana Piorski, Rogério e Izabel Cunha, filha do poeta, falecida ano passado. O quadro foi cedido pela neta, Carol Cunha, filha de Izabel.  Constam ainda vitrines dos livros de Carlos Cunha, a hemeroteca e clipping de trabalhos publicados em jornais organizados pelo próprio poeta e escritor, atualmente sob a guarda da filha, a escritora e presidente da AMT, Wanda Cunha.

“Nesta exposição, reunimos trabalhos de artistas contemporâneos e trabalhos realizados pelo próprio homenageado em vida, Carlos Cunha.  É uma justa homenagem ao patrono da Academia Maranhense de Trovas que deixou um grande legado e que muito contribuiu para a literatura, a educação e o jornalismo maranhense”, afirma Wanda Cunha, que também ´ Delegada da União Brasileira de Trovadores (UBT) no Maranhão.  

No dia 19 de maio será realizada a mesa-redonda “Vida e Obra de Carlos Cunha”, também na Amei, com início às 19h. A temática será apresentada pela presidente e vice-presidente da AMT, respectivamente, as escritoras Wanda Cunha e Dilercy Adler, sob a mediação da jornalista e trovadora Franci Monteles. 

Fundada em 07 de dezembro de 1968 por Carlos Cunha, junto com outros trovadores da época, a AMT ficou inativa após a morte prematura de seu fundador, em 1990. Em dezembro do ano passado, a AMT foi reativada e deu posse coletiva a 40 novos membros. 

A exposição “A Páscoa das Gaivotas” ficará em cartaz no período de 18 a 20 de maio de 2022. Depois será realizada exposição itinerante em locais e datas a serem definidos. Após a abertura da exposição, ainda no dia 18, será realizada também uma cerimônia da AMT para a entrega do colar do acadêmico aos membros, contendo uma medalha com o rosto cunhado de Carlos Cunha e o brasão institucional. O lançamento do livro também ainda não tem data definida. 

Serviço: 

Dia 18/05: abertura da Exposição A PÁSCOA DAS GAIVOTAS

HORA: 19h

Dia 19/05: Roda de Conversa “Vida e Obra de Carlos Cunha”.

HORA: 19h

LOCAL: Livraria AMEI, no São Luís Shopping

Informação: Inspire e Comunique

0 comentários:

Postar um comentário