terça-feira, 10 de maio de 2022

O Maranhão participou da 15° edição do Salão do Artesanato Raízes Brasileiras que aconteceu em Brasília até 08 de maio. O evento, que aconteceu em Brasília, teve início na última quarta-feira (4), na área externa do Shopping Pátio Brasil, e reuniu a grande diversidade da produção artesanal do país, incentivando a comercialização desses produtos, estreitando suas relações comerciais pela possibilidade de contato direto com o público consumidor e com lojistas.

“A recepção em relação ao estande do Maranhão está sendo muito boa, todos vem com muita curiosidade e ficam deslumbrados. E no fim é a nossa cultura que a gente leva para eles, a representatividade dos casarões e os azulejos que foram da época da colonização dos franceses, dos holandeses, dos portugueses. Então tudo isso a gente estampa na cerâmica, no artesanato para poder representar o Maranhão” declarou o artesão José Carlos Martins, que trabalha com cerâmica esmaltada.

A mostra também permite a identificação com produtos regionais, conhecimento das técnicas e materiais utilizados, histórico dos produtos, beleza e riqueza agregadas à produção. O objetivo foi reunir os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal e suas comunidades artesãs.  

Carla Rodrigues, da Associação Culto Encanto Da Ilha da Madre Deus, participou e também afirmou: “Nesta feira estamos tendo uma receptividade enorme, está sendo uma das melhores, e é devido a riqueza e a diversidade do nosso artesanato, a diversidade artesanal que o Maranhão tem e as pessoas que passam aqui se encantam com tanta beleza quando chegam”.

A Setur patrocinou a participação com passagens áereas para artesãos, associações e técnicos que contaram também com o apoio do Sebrae na Hospedagem. Os 8 artesãos maranhenses e representantes de associações de artesanato selecionados para participar do encontro nacional foram Roberth Wagner Oliveira da Silva, Luís Magno Farias dos Santos, Carla Lilian Costa Rodrigues (Associação Culto Encanto Da Ilha da Madre Deus), Marilene Marques Moreira (Associação das Rendeiras da Praia da Raposa), José Carlos Martins, Douglas de Jesus Castro Lopes, Raimundo José Pinto da Costa e Lucilene dos Santos Lucena (Associação de Imperatriz – ASSARI).

“Além de apoiar e fomentar o artesanato no nosso próprio estado, também acho de extrema importância nós disponibilizarmos a oportunidade para que artesãos e associações possam participar de grandes eventos nacionais, assim além do valor cultural, o artesanato mostra que tem um forte potencial econômico e principalmente cultural”, declarou o Secretário de Turismo, Paulo Matos.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário