quinta-feira, 26 de maio de 2022


Pesquisa inédita. Segundo o IBGE, em um levantamento nunca antes feito pelo instituto, ao menos 2,9 milhões de brasileiros maiores de 18 anos se declaram homossexuais ou bissexuais. O número equivale a 1,8% da população adulta do país. 

Os dados:

94,8% se afirmaram heterossexuais;
1,2% disseram ser homossexuais;
0,7% bissexuais;

Além disso, 0,1% mencionaram outra orientação sexual, 1,1% não sabiam responder e 2,3% não quiseram identificar por qual gênero ou sexo se sentiam atraídos. Essa é a primeira vez que a entidade avalia esse aspecto em consultas domiciliares.

Ainda segundo o levantamento, a população de homossexuais ou bissexuais é maior entre os mais jovens (4,8%) que têm nível superior (3,2%) e maior renda (3,5%). O Sudeste registra o maior percentual, 2,1%, enquanto o Nordeste tem o menor, 1,5%.

Apontando o preconceito por parte da sociedade, o instituto ressalta que a pesquisa não mostra quantos homossexuais ou bissexuais existem no Brasil, mas sim quantos se sentiram confortáveis para se autoidentificar como tal. 

Zoom Out: O resultado brasileiro foi próximo ao de outros países. Na Colômbia, 1,2% da população se autodeclara homossexual ou bissexual; no Chile, o percentual é de 1,8% e nos Estados Unidos, de 2,9%.

Informações e imagem: The News

0 comentários:

Postar um comentário