quarta-feira, 18 de maio de 2022

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur/MA) divulgou nesta quarta-feira, 18, o 6º Boletim do Turismo, em 2022, com diversas pesquisas sobre o mapeamento do artesanato dos dez polos turísticos maranhenses.  

O Mapeamento irá possibilitar um maior direcionamento de esforços aos polos que precisam ter o registro de seus artesãos, além de possibilitar também o desenvolvimento e o alinhamento de políticas públicas do artesanato com a regionalização turística.

Os dados desse mapeamento se referem aos cadastros do ano de 2021 e é possível acompanhar o crescimento de cadastros ativos, as classificações, técnicas, matérias-primas e produtos do artesanato local, as principais tipologias e técnicas utilizadas por artesãos maranhenses.

O secretário Estadual de Turismo, Paulo Matos, destacou a importância dos dados para o fortalecimento da cadeia produtiva no Maranhão. “Temos agora um diagnóstico completo dessa atividade que é a identidade cultural do nosso povo.  A produção manual observada de diversas formas, um rico estudo para podermos desenvolver ações ainda mais certeiras e que atendam melhor esses profissionais ”, frisou o secretário.

O Mapeamento do Artesanato  

Logo após a coleta dos dados foi realizada a tabulação e análise pelo Observatório do Turismo e pela Superintendência do Artesanato do Maranhão dos Polos Turísticos e sessenta e três municípios inseridos no remapeamento 2022.  

O mapeamento foi realizado no período de 1 de janeiro à 31 de dezembro de 2021 e revelou as principais matérias primas do segmento do turismo no Maranhão, direcionado de acordo com a vegetação do local, por exemplo, no polo São Luís a primeira da lista é a linha de algodão (36,38%); seguindo com a fibra de buriti/miriti (25,73%); Barbante (12,92%) Miçanga (13,24%) e Canutilho (11,73%).

Dentre as classificação, dentro do polo São Luís podemos destaque para o artesanatos tradicional (56,30%); artesanatos de referência cultural (24,45%); artesanatos contemporâneo-conceitual (13,43%); artesanatos Quilombola (3,75%); artes populares (1,73%) e os artesanatos indígenas (0,34%).

Os dados desse mapeamento são obtidos através da plataforma do sistema de informações cadastrais do artesanato brasileiro (SICAB), ferramenta que permite a consultar o cadastramento único dos artesãos do programa do artesanato brasileiro (PAB).

Essas pesquisas e outras podem ser acessadas pelo site www.observatorio.turismo.ma.gov.br 

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário