segunda-feira, 23 de maio de 2022

Os últimos anos têm nos mostrado o quanto a tecnologia é essencial nas práticas mais comuns do nosso cotidiano, como falar com parentes distantes, ter facilidade em realizar processos que antes eram trabalhosos, assistir aulas, trabalhar, entre outros.

Em virtudes das mudanças que aconteceram no mundo desde 2020, as empresas têm sentido a necessidade de se incorporar ao ambiente digital. Uma pesquisa da IDC em 2021 mostrou que o investimento em Transformação Digital pelas empresas pode crescer 15,5% ao ano até 2023.

Segundo dados  do estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2021”, desenvolvido pela ABES (Associação Brasileiras das Empresas de Software) e IDC, o Brasil é o país que mais investe em tecnologia na américa latina, ficando em 9° lugar no ranking global. O estudo ainda apontou um crescimento de 22% do setor em 2021.

A partir dessa perspectiva, investir em uma carreira no segmento de Tecnologia da Informação (TI) é uma opção viável. Uma pesquisa realizada pela GeekHunter, e divulgada pela CNN Brasil Business, revelou que houve um aumento no número de oportunidade de trabalho em 344% para profissionais de TI (com experiência de dois a seis anos), e de 173% para juniores (com menos de dois anos de experiência na área), apenas no primeiro semestre de 2021. A pesquisa aponta para a necessidade de profissionais capacitados nessa área no mercado de trabalho.

Para atender essas demandas, o Senac MA oferece cursos voltados para os interessados pelo segmento de TI. Um deles é o Programação em Python, voltado para uma das linguagens de programação mais simples e muito utilizada atualmente: “Python”. Ela foi criada com o objetivo de ser uma “programação de computadores para todos”, como ela é baseada na língua inglesa, consegue ser acessível e simples. Essa linguagem é amplamente utilizada por grandes empresas, como Philips, Nasa, Nokia, Google e Yahoo. A linguagem Python é a sétima mais utilizada no mundo, segundo o ranking publicado pela Stack Overflow. A facilidade estimula outras empresas, inclusive de menor porte, a utilizá-la para o desenvolvimento de seus softwares. No curso, o aluno poderá desenvolver algoritmos, aplicações com interface gráfica e web em Pynthon.

Outro curso voltado para TI é o Lógica de Programação. Muitos problemas de alta complexidade computacional são constituídos por pequenos problemas básicos relacionados com organização, ordenação e busca de dados. O estudo da lógica de programação ajuda na compreensão desses problemas básicos de forma sistematizada, viabilizando a solução de problemas de alta complexidade.  Além disso, o estudo da lógica de programação é a base para a carreira de desenvolvimento de softwares. O egresso desse curso poderá desenvolver algoritmos estruturados em lógica de programação.

Além dos citados, outros cursos do segmento de TI estão disponibilizados nas unidades educacionais do Senac Maranhão, você pode conferi-los no site: http://www.ma.senac.br/curso/

Informação: Senac MA 


0 comentários:

Postar um comentário