terça-feira, 3 de maio de 2022

Cerca de 4 mil pessoas, entre comunidade e industriários, participaram de torneios esportivos, corrida e caminhada promovidos pela entidade e usufruíram de atendimentos de saúde em cinco cidades do estado 

SÃO LUÍS – Depois de dois anos de afastamento devido a pandemia da Covid-19, trabalhadores atletas, em São Luís, participaram da tradicional Corrida SESI Festa do Trabalhador, promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI), entidade do Sistema FIEMA, no dia 1º de maio, na Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi. No total, 530 corredores competiram em diversas categorias, nos percursos de 5 km e 10 km, e mais de 1 mil aproveitaram a Festa SESI do Trabalhador, na capital, com shows musicais, serviços de saúde e odontológicos, alimentação saudável, massoterapia, dentre outros serviços.  

As indústrias Yara Fertilizantes, Vale e Eneva usufruíram de um espaço exclusivo para seus integrantes, por inscreverem mais de 50 trabalhadores no evento do SESI. Às empresas, foi garantido atendimento especial e individualizado de massoterapia, spa das mãos, limpeza de pele, interação com jogos de mesa e hóquei, e relaxamento, além de uma mesa saudável com sucos, pães de fermentação natural, geleias e patês preparados pela equipe de alimentação e nutrição do SESI-MA em parceria com o Sindipan/São Luís. 

O presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, fez a abertura do evento, acompanhado do superintendente regional do SESI, Diogo Lima. Também participaram da Festa SESI na capital, o superintendente da FIEMA, César Miranda, a 2ª secretária da FIEMA e conselheira do SESI-MA, Leonor de Carvalho, coordenadora de Segurança e Saúde na Indústria do SESI-MA, Ana Carolina Bandeira, o gerente do SESI Araçagi, Luís Eduardo Cabral, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, a secretária de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Lilian Raquel, e o secretário Municipal de Esporte de São Luís, Ricardo Diniz. 

José Garcês, 75 anos, que correu 5km pela categoria mais de 60 anos, destacou a importância da iniciativa e a retomada das práticas esportivas. “Nós corredores sentimos muita falta e estávamos ávidos por esse momento. A integração dos corredores é muito importante. A pandemia não terminou, mas está passando a onda e nós estamos aqui, para exercitar o corpo com o exercício físico. Parabenizamos o SESI, que eu já acompanho há muito tempo”, disse o atleta aposentado, uma das referências para quem busca hábitos saudáveis. 

Para o técnico de segurança do trabalho da Yara Fertilizantes, Washigton Pinheiro, que reuniu uma turma de 75 trabalhadores da indústria para participar da corrida e da Festa do Trabalhador, o SESI coloca em prática toda a sua expertise com essa ação. “Agradeço ao SESI por patrocinar esse momento muito importante. É gratificante estar aqui hoje, porque é quando a empresa promove um momento de lazer e de prática esportiva. Nós, da Yara, estamos aqui com 75 pessoas que garantiram que vão continuar essa caminhada. Nosso agradecimento ao SESI por proporcionar esse momento para nós”, destacou Pinheiro.   

Edilson Baldez frisou a retomada das atividades no SESI Araçagi. “A corrida é exercício, é saúde. O trabalhador precisa ter saúde e comemorar esse dia de vitória, porque estamos vivos e com saúde. Fizemos questão de vir aqui, para destacar a importância desse retorno da normalidade com todos os cuidados de saúde e parabenizar a todos os trabalhadores pelo seu dia. O SESI-MA está sempre à disposição para cuidar da saúde do trabalhador da indústria, por meio de ações diretamente nas empresas e realizando eventos como esse, que proporciona ao trabalhador oportunidades de lazer e esporte”, destacou o presidente da FIEMA e diretor regional do SESI.  

 

Diogo Lima, superintendente regional do SESI, disse que a participação de mais de 150 indústrias no evento, demonstra a confiança do setor no SESI, como parceiro estratégico. “O Dia do Trabalhador é um dia muito importante para o SESI, que é uma instituição ligada ao Sistema Indústria com a função de cuidar do trabalhador e dar uma retaguarda operacional e de todo desenvolvimento da própria indústria. E estar aqui, retomando essa data, com grande comemoração, é fundamental. O SESI tem essa imbricação que é inafastável de estar próximo do trabalhador. É um grande evento, um dia esportivo em todas as nossas unidades espalhadas pelo Maranhão. Hoje é um dia muito bom, voltar o presencial com todas as metas batidas e superadas com todas as nossas corridas cheias, demonstram como os trabalhadores da indústria veem o SESI como parceiro estratégico”, destaca superintendente do SESI, Diogo Lima.  

TORNEIOS - Em São Luís, a Festa SESI do Trabalhador também foi marcada por torneios esportivos nas modalidades futebol society, vôlei e futsal. Dezenove indústrias, além de empresas, instituições e atletas convidados, participaram das competições no domingo, 1º de maio. O secretário municipal de Esporte e Lazer de São Luís, Ricardo Diniz, ressaltou o trabalho da entidade do Sistema FIEMA como um modelo de gestão e governança, e o retorno dos eventos esportivos pós pandemia. "A gente precisa sempre evidenciar para a sociedade, que não conhece o clube, não conhece toda essa estrutura, o trabalho do SESI. Hoje é um marco. São dois anos em que todos estavam retraídos devido à covid, e as pessoas estão ávidas por atividades físicas, por lazer, e hoje, no Dia do Trabalhador, nada mais justo que fazer essa homenagem a todos eles, nesse grande complexo de atividades", afirmou.  

O industriário Bruno Oliveira, da empresa Solar Coca-Cola, integrou o time vencedor de futsal no evento do SESI, e destacou a alegria de participar do campeonato depois do distanciamento ocasionado pela pandemia. “Não haveria jeito melhor de se comemorar o Dia do Trabalhador do que fazendo aquilo que a gente mais ama, que a gente mais gosta, que é praticar um esporte. Pra quem é amante do futebol, como eu, que tirou seu domingo, um dia de descanso, e pra vir pra cá, para participar desse dia maravilhoso aqui, é muito gratificante, conquistar, com suor e dedicação, esse título, chegar em primeiro e ser campeão”. 

No futebol society, a empresa Vale conquistou o 1º lugar, seguida da Nacional Gás e da Cimento Bravo. Já no futsal, além da Solar, que conquistou a medalha de ouro, a Votorantin Cimentos ficou com a medalha de prata e o time formado pelos professores da Escola SESI – São Luís, levou o bronze. Já no vôlei de praia masculino, a dupla Danilo e Jarlysson (Vale) foi a campeã na modalidade; e no feminino, o ouro ficou para a dupla Letícia e Maria Luiza.  

INTERIOR – A Festa SESI do Trabalhador também foi realizada em Açailândia, Bacabal, Caxias e Imperatriz. Nas cidades da região Tocantina, Imperatriz e Açailândia, a programação que contou com torneios esportivos, corrida, atendimentos de saúde, aulão de dança, caminhada, além de show musical e atividades recreativas na piscina, e​ reuniu mais de 1 mil trabalhadores industriais e comunidade.   

Nesta edição, a Corrida SESI do Trabalhador em Imperatriz reuniu cerca de 300 participantes que percorreram 5km pelas principais avenidas e ruas da cidade. A DPL Construções foi a indústria que recebeu troféu pelo maior número de trabalhadores inscritos. Já o primeiro lugar masculino na categoria indústria, Gislan Barradas, montador de estofados da indústria Topázio, falou da satisfação em participar da programação. “É um dia voltado para o trabalhador em que o SESI nos proporciona diversas atividades, e eu estou muito em feliz por ter alcançado o primeiro lugar”.   

Em Açailândia, corrida e caminhada reuniram cerca de 160 participantes que realizaram percurso de 5km e 3 km, respectivamente. Estima-se que além dos corredores, cerca de 190 pessoas tenham participado da programação, que contou com atendimento nutricional, avaliação odontológica, teste rápido para hepatite B e HIV, aferição de pressão, vacinação contra COVID-19, aulão de dança, entre outras atividades. As indústrias destaque com maior número de colaboradores inscritos foram: AVB (54), Viena (25) e Gráfica GDL (5). A festa contou com apoio e parceria da indústria Saborativo, Selaria Villar, Aço Verde do Brasil​, Ultragaz, Gráfica GDL, River, Fripegel, Sítio da Serra, além de empresas e autoridades parceiras.   

Em Bacabal, a Festa durou o dia inteiro com atividades culturais e esportivas. O dia foi comemorado com banho de piscina, brinquedos infláveis, atração musical com as bandas Forró Piseiro e Pagode Recomeço e a final do Torneio do Trabalhador. Na localidade, participaram mais de 350 expectadores, dez empresas e mais de 700 atendimentos foram realizados na área de promoção da saúde, cultura e recreação. 

Em Caxias, a Festa SESI ocorreu com torneios esportivos de futebol society, futsal, natação, seguida por exames e testes rápidos, circuito saúde, massoterapia e orientação postural, além de aulão de hidroginástica, aulão de aeroaxé, animação musical e premiação. As inscrições nos torneios esportivos superaram as expectativas, com mais de 280 participantes, e as empresas Itajubara (de Coelho Neto) e Itapecuru Bio Energia (de Aldeias Altas), atendidas pela regional do SESI em Caxias, marcaram presença com mais 15 empresas locais, totalizando um público de 568 pessoas no evento.  

As equipes participantes ainda tiveram a oportunidade de confraternizar com seus familiares e amigos de trabalho, em um retorno a eventos esportivos nesse formato, proporcionados pelo SESI Maranhão aos industriários e a toda comunidade.  

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário