quarta-feira, 15 de junho de 2022

 

Tempo de plantar e de incentivar a conexão humana com a natureza. Nessa pegada sustentável, que é parte do compromisso ambiental do Consórcio, a Alumar une esforços em busca de iniciativas mais sustentáveis para contribuir com um futuro melhor para o planeta. Em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e alunos da Escola Jovem Ambiental – EJA, a Alumar promoveu, dia 10 de junho, mais um plantio de árvores nos parques da cidade. Dessa vez, a iniciativa abrangeu 400 mudas de espécies nativas que foram distribuídas nas áreas do Parque Estadual do Rangedor, localizado no bairro do Calhau.

A ação é voluntária e faz parte do programa corporativo Global Releaf, da Alcoa Foundation, que prevê atividades de educação ambiental, além de incentivar o plantio de árvores nativas nas localidades em que a Alcoa tem unidades operacionais. As mudas doadas foram cultivadas em viveiros da Casa Familiar Rural, parceira da Alumar na comunidade de Quebra-Pote.

A Gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Alumar, Simone Frazão, destacou a iniciativa. “Nosso intuito é promover ações de impacto positivo para a sociedade e também ajudar a engajar, cada vez mais, pessoas em movimentos como esse. Trabalhamos sempre com foco na sustentabilidade, portanto, incentivar a preservação e a educação ambiental é estabelecer uma sinergia com a comunidade em prol de um meio ambiente equilibrado”, disse. 

O diretor da Alumar, Helder Teixeira, chamou atenção para a necessidade de manter o patrimônio natural de uma cidade. “Estamos envolvidos com  a questão ambiental e, neste momento, o ato de plantar árvores assegura o contato com a natureza dirigido às futuras gerações. Unimos esforços com as esferas públicas, entidades de classe, iniciativa privada, para contribuir no crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade. Esse é o nosso propósito”, afirmou.

Na ocasião, a Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Deranilde da Silva, definiu a parceria com a Alumar como histórica e muito importante. “Precisamos de parceiros que promovam a educação ambiental e tenham uma prática sustentável em suas atividades. A Alumar pratica o cuidado com o meio ambiente e essa doação de mudas confirma o que pensamos”, disse.

Crianças da Escola Comunitária Professora Conceição Costa participaram do plantio. Para a diretora da unidade de ensino, Patrícia Cabral, a ação foi uma oportunidade ímpar. “As crianças tiveram a chance de vivenciar o plantio na prática, contribuindo para o aprendizado delas”, acrescentou a diretora ao agradecer o convite. “Foi um momento que sei que elas levarão para casa, para escola, o começo de muitos aprendizado em relação ao meio ambiente”, completou.

Sobre a Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Informação: Alumar

0 comentários:

Postar um comentário