terça-feira, 14 de junho de 2022

Evento faz parte das atividades de aniversário de 191 anos da instituição completados em maio

As instituições e pessoas físicas, que contribuíram e contribuem para o fortalecimento das ações e da história da Biblioteca Pública Benedito Leite, serão homenageadas em solenidade no próximo dia 15 de junho, na segunda edição do “Amigo da Biblioteca”, às 17h, no Teatro João do Vale.

Neste ano, 26 pessoas e instituições serão homenageadas com o título, dentre elas: o Governador do Estado, Carlos Brandão; o escritor e pesquisador: Alexandre Maia Lago; o colaborador  de exposições temáticas Cláudio de Aquino Melo Gomes;  o Colégio Liceu Maranhense; o Jornal O Imparcial, só para citar alguns. Durante o evento, o público vai conferir uma programação cultural com o cordelista Moizes Nobre e a Companhia Encantar.

A primeira edição do “Amigo da Biblioteca” foi em 2019, no aniversário de 188 anos da instituição. Neste ano, no dia 3 de maio, a Biblioteca completou 191 anos. Ser “Amigo da Biblioteca” significa ter contribuído ou participado de alguma forma com a história da biblioteca ao longos desses 191 anos.

Criada em maio de 1831, a Biblioteca Pública Benedito Leite é a segunda  mais antiga do país. Possui um acervo de mais de 140 mil exemplares, formado principalmente por obras raras e a mais completa coleção de jornais maranhenses.

Dentre as ações, desenvolve projetos de incentivo à leitura, conservação e preservação de acervo, acessibilidade em bibliotecas públicas, entre outros. Coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão, assim como o Escritório de Direitos Autorais.

Estão entre os serviços oferecidos: visitas guiadas, telecentro, exposições temáticas, empréstimo domiciliar e duas bibliotecas digitais.

A Biblioteca fica na Praça do Panteon, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h.

Informação: Cultura MA 


0 comentários:

Postar um comentário