sexta-feira, 3 de junho de 2022


A alta na perspectiva de compras para o Dia dos Namorados 2022 deve aquecer o comércio varejista ludovicense, principalmente, nos Shopping Centers. Isto porque a Pesquisa de Intenção de Consumo para a data em São Luís, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) aponta que as lojas de shoppings são a referência para 81,4% do público, em locais para aquisição de presentes.

Este patamar na preferência dos shoppings para as compras da data comemorativa é o maior apontado dos últimos quatro levantamentos, período no qual a Fecomércio-MA registrou 64,3% em 2016, 47,7% em 2017 e 69,4% em 2018, para as lojas deste local. Entre 2018 e 2022, o crescimento foi de +17,2%.

“A diversidade de lojas e produtos, bem como a facilidade de mobilidade, têm sido as principais razões para este aumento robusto dos shoppings nas intenções de locais. Além disso, o fim do uso obrigatório de máscaras em locais fechados e o atual período climático com chuvas recorrentes, estimulam cada vez mais pessoas a preferirem estes lugares”, avalia o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.

Por outro lado, o comércio varejista do Centro Comercial de São Luís tem demonstrado uma sinalização muito otimista para o aumento de fluxo neste Dia dos Namorados. Com um crescimento de 70% na preferência por compras para a data, os apaixonados veem a Rua Grande como a segunda melhor escolha de local, com 26,7%. Isto se dá pelo fato de os consumidores enxergarem de forma positiva a reestruturação do entorno, preços amigáveis e facilidade de acesso ao transporte público.

“As obras de reordenamento e requalificação urbana possibilitaram retomar a Rua Grande como um bom atrativo para o varejo ludovicense. Historicamente apresentando preços mais competitivos que as lojas de shopping centers, este incremento significativo do fluxo de pessoas aumenta o potencial de faturamento dos lojistas, reaquecendo aquele complexo econômico”, acrescenta Maurício.

Atrativos para a compra

Neste ano, com um maior percentual de ludovicenses dispostos a agradar o seu amor, a alta dos preços contribuiu para que 47,9% dos entrevistados escolham comprar pelas ‘Promoções e Descontos’, tonando-se o principal motivo para os consumidores entrarem nas lojas.

No atual momento de inflação elevada, o consumidor compreende o encarecimento dos produtos, ainda assim, não deve ‘abrir mão’ de realizar suas compras. Por isso, a pesquisa de valores dos produtos deve ser relevante este ano, uma vez que 39,2% dos consumidores relataram que o ‘Preço Praticado’ é o segundo fator que mais pesa na aquisição do presente. Contudo, em comparação a 2018, a preferência dos entrevistados apresenta um recuo de -4,5% e -7,7%, respectivamente, em relação às Promoções e Descontos e os Preços Praticados pelos empresários nesta data.

Neste sentido, a Fecomércio observa que o perfil do consumidor do Dia dos Namorados é de um comprador atento ao movimento dos preços. Desta forma, o comerciante pode se programar melhor para promover melhores ofertas.

Formas de pagamento

O cartão de crédito tem despontado como uma das principais formas de pagamento nas datas comemorativas mais recentes, a exemplo do Dia das Mães. Em 2022, 69,4% dos entrevistados declararam que pretendem utilizar o cartão de crédito nas compras para a data dos namorados. Isto representa uma alta de +29,2% em comparação à última pesquisa de 2018, além de ser o maior sinal de preferência por esta modalidade de pagamento, desde o levantamento de 2016.

O receio em comprometer a renda do mês corrente, ou, até mesmo a elevação dos valores das compras e dos presentes, é um dos principais motivos que levam os consumidores a financiarem suas aquisições neste período.

As compras à vista com dinheiro, que neste ano aparece como a preferência de 24,3% dos entrevistados, tem decaído a cada pesquisa, desde 2016. A alta dos preços que inviabiliza um consumo mais adequado aos padrões de renda dos entrevistados, tem empurrado para baixo a injeção direta de dinheiro na economia local, sinalizando uma tendência de endividamento nas datas comemorativas deste semestre.

Já o PIX, modalidade recente de pagamento instituída pelo Banco Central, desponta como uma ferramenta interessante nesta data. Com 2,6% dos entrevistados declarando utilizar este meio para realizar suas compras, a pesquisa demonstra que os empresários têm aceitado, com mais naturalidade, as novas tecnologias financeiras disponíveis para vendas.

Comemoração em alta

A intenção de comemorar o Dia dos Namorados em 2022 cresceu +4,2% entre os apaixonados, no comparativo com 2018. Com 74,2%, esta já é a maior perspectiva de celebrar a data dos últimos quatros levantamentos realizados pela Fecomércio, além de ser a 2ª alta consecutiva na intenção de comemorar, desde a queda ocorrida em 2017. Este cenário configura-se como um sinal bastante positivo, uma vez que o rebaixamento do status da Covid-19 de pandemia para endemia possa simbolizar um reaquecimento das comemorações nas próximas datas festivas.

Com o Dia dos Namorados caindo no 2º domingo de junho, 36,1% dos entrevistados declararam que pretendem celebrar a data em casa. As praias aparecem com o percentual de 20,8% dentre as preferências, e os restaurantes como a terceira melhor escolha de lugar, com 19,7%.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa de Intenção de Compras do Dia dos Namorados foi realizada entre os dias 9 e 10 de maio de 2022, em São Luís. O processo de coleta foi feito em diversos pontos do comércio da cidade, a fim de observar os mais distintos perfis de consumidores para esta data, tendo os entrevistados 18 anos de idade ou mais. Com 700 questionários aplicados, o levantamento apresenta intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 3,7% para mais ou menos.

SERVIÇO:

Sugestão de sonora: Max de Medeiros – Superintendente da Fecomércio-MA; Wilson França – Economista.

Ascom: Jovanna Abreu (98) 98353-0102 / Rosana Carneiro (98) 99126-4069.

Informação: Fecomércio-MA

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