quinta-feira, 2 de junho de 2022

Produtos e serviços foram apresentados e comercializados no novo espaço da feira multissetorial. 

SÃO LUÍS – A Expo Agro foi uma das grandes novidades desta quarta edição da Expo Indústria Maranhão, a principal feira multissetorial da região Nordeste que ocorreu no Multicenter Negócios e Eventos, no período de 26 a 29 de maio. Empresas e produtores do setor rural, sobretudo do agronegócio, fizeram exposição, degustação e comercialização de produtos e serviços em uma área destinada ao agronegócio.  

O tema desta quarta edição da Expo Indústria Maranhão, realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e CNI, foi “Indústria Sustentável” e o carvão produzido a partir do plantio de bambu foi um dos destaques da empresa Irrimar Agroflorestal, que chamou bastante a atenção do público que visitou o estande do Grupo Irrimar, localizado na Expo Agro. “Este é um carvão diferenciado, que possui três vantagens: não derruba a floresta, não tem fumaça e tem mais poder calorífico”, explicou o gerente de projetos de irrigação do Grupo Irrimar, Luís Augusto Martins. A empresa vai concluir o plantio de bambu de 260 hectares no município de Timon. A colheita da planta acontece após três anos do plantio, que é feito com mudas. Além do carvão, a empresa faz a comercialização de mudas de bambu. Dois milhões e quinhentas mil mudas foram vendidas para um empreendimento com o qual a Irrimar tem um contrato de fornecimento a cada 60 dias. 

Instalado também na Expo Agro, no estande da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema Faema/Senar) foi apresentada a agroindústria da farinha de mandioca, de Viana, e o alambique (cachaça) de Baixão do Cosmo, do município de Sucupira do Riachão, além das oficinas de Farinha e de cachaça. Houve ainda a degustação e comercialização da cachaça Baixão do Cosme, que recebeu assistência técnica do Senar na produção da cachaça artesanal.  

O presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho de Sousa, avaliou o evento de forma muito positiva. “Nós, do Sistema Faema/Senar, estamos satisfeitos com os resultados obtidos na Expo Indústria 2022. Tivemos também, de forma permanente, uma consultora/instrutora da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para atender a todos os visitantes do estande com informações acerca das nossas ações em favor do homem rural. Então, sentimos orgulho de ter participado e certamente, contribuído para que este evento permaneça no calendário das grandes ações em favor da sociedade e em especial do agronegócio”, avaliou Raimundo Coelho.  

Além da Expo Agro, na Expo Indústria Maranhão o agronegócio foi debatido durante o painel "Maranhão dentro de um Novo Contexto Agroindustrial”, que teve a participação da especialista em agronegócio, Roberta Párfaro - que discorreu sobre a commodities, Ticiane Figuerêdo - que defendeu que os fatores sociais, ambientais e de governança (ESG) que devem ser considerados nas práticas produtivas do agronegócio e da agroindústria e por último a participação de Gisela Introvini que encerrou o painel alertando sobre a necessidade de mitigação dos impactos ambientais e da necessidade de mão de obra especializada para entender como trabalhar a agricultura de modo sustentável. 

Com a correalização do governo do Estado, Sebrae Maranhão e Sistema Fecomércio, a Expo Indústria Maranhão teve 12 espaços de atratividades com uma programação bastante diversificada voltada para a indústria, comércio, turismo e agronegócio. 

A feira foi realizada pelo Sistema FIEMA, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). A feira conta com o patrocínio da Aço Verde do Brasil (AVB), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), ENEVA, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, VALE e VLI. 

0 comentários:

Postar um comentário