quinta-feira, 30 de junho de 2022

30 de junho de 2022. O Dia Nacional do Bumba Meu Boi não poderia ser comemorado de outra forma, senão com uma grande festa, esperada há 2 anos, na Avenida São Marçal, no João Paulo: a Festa de São Marçal - Encontro dos Bois de Matraca, onde desde as primeiras horas da manhã, brincantes, membros de grupos, população em geral, ocupam a avenida para render homenagens a São Marçal durante todo o dia de hoje.

“A nossa grande missão, seguindo orientação do governador Carlos Brandão, é manter e valorizar as tradições que compõem o Maranhão. E o bumba meu boi, nosso patrimônio, patrimônio mundial, tem que ser homenageado, pelo grande representante cultural que é das nossas manifestações. Viva o São João do Maranhão”, disse o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, que esteve no local prestigiando a festa, que chega aos 95 anos em 2022.

Cerca de 36 grupos de bumba meu boi arrastaram multidões na avenida, em uma festa que estava sendo esperada há dois anos. A Festa de São Marçal, desde 2015, conta com o apoio do governo do Maranhão, que oferece palco, som e segurança para o Encontro.  

Segundo a organização, cerca de 15 mil copos de caldo de feijão foram disponibilizados pelo Exército Brasileiro para o público na avenida. Além disso, uma segurança reforçada com cerca de 500 policiais, equipes de Corpo de Bombeiros, de saúde e de brigadistas estão a postos para qualquer emergência. “Tudo para garantir uma festa segura e tranquila, para que o brincante só se preocupe em curtir o bumba meu boi”, disse Carlos André Costa, da coordenação da festa.  

Embora a Festa de São Marçal seja tradicionalmente a que encerra o período junino, no Maranhão, o encerramento do maior São João do Brasil será apenas no dia 31 de julho, com apresentações em diversos arraiais da ilha.  

O São João do Maranhão é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Equatorial Energia, do Grupo Mateus, da Coca-Cola e do Guaraná Jesus.  

Confira a programação do São João do Maranhão 2022 nas redes sociais da Secma, ou pelo aplicativo São João do Maranhão.

Informação: Cultura MA 

0 comentários:

Postar um comentário