quarta-feira, 1 de junho de 2022

Evento aborda a importância dos cuidados para a saúde da mulher visando a redução da mortalidade materna

Com o objetivo de reduzir e prevenir a mortalidade materna por meio de ações que envolvam a comunicação partilhada com os profissionais de saúde, foi que o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), por meio do setor de Gestão da Qualidade e da Comissão de Prevenção de Mortalidade Materna, realizaram nesta terça-feira, 31, um seminário em alusão ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, celebrado no dia 28/05.

O evento aconteceu no auditório do 4° andar da Unidade Materno Infantil, com uma série de atividades, que visam conscientizar sobre os direitos das mães, despertando a sociedade para as estatísticas de mortalidade materna, por meio de palestras e panfletagem. Este ano a campanha teve como temática “Fortalecer a assistência pré-natal, parto e o puerpério.”.

A morte materna é quando uma mulher vai a óbito durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. Hoje, ela é considerada um sério problema de saúde pública e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 2 minutos, uma mulher morre durante a gravidez, no parto ou após ele, devido complicações. No Brasil, é uma das dez principais causas de morte entre mulheres de 10 a 49 anos e é gerada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a mesma. As causas mais comuns que levam ao óbito materno são hipertensão gestacional, hemorragias graves no momento do parto e infecções provenientes de abortos inseguros.

Gilma Abreu, presidente da Comissão de Prevenção de Mortalidade Materna, falou sobre o objetivo da Comissão. “Enquanto Comissão buscamos saber os fatores que ocasionaram aquele óbito, diante dessa informação identificar se aquele óbito era evitável ou não. O grande objetivo é identificar essa evitabilidade e montar um plano de ação para que não ocorram mais óbitos pela mesma causa.”. Já o chefe da Unidade de Obstetrícia do HU-UFMA, Antônio Leonardo Rosa, ressaltou a importância desse momento de mobilização. “Hoje é um dia de extrema importância, que nos faz pensar e refletir sobre a mortalidade materna. E é por meio desse dia de mobilização que nos unimos em prol de uma melhor assistência de cuidado com a mulher.”.

Segundo a chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HU-UFMA, Sirlei Garcia Marques, o evento promove o debate sobre a importância desse cuidado. “Precisamos trabalhar a prevenção para que não ocorram mais óbitos evitáveis, precisamos nos unir com o município e o estado para que consigamos diminuir esse índice”.  Rita Carvalhal, gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, parabenizou a Comissão pela escolha do tema. “Vocês estão de parabéns por oportunizar este momento de reflexão de uma temática que é muito importante. Ao longo da minha vida profissional, participei de muitas discussões, e ainda hoje a mortalidade materna representa uma questão de saúde pública, principalmente quando diz respeito a causas preveníveis, pois 90% delas estão relacionadas a falhas no processo da assistência, o que é muito triste e precisamos mudar essa realidade.”.

O gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego Brito, reforçou a satisfação de participar de uma discussão de extrema relevância. “Quero agradecer a oportunidade de estar aqui presente neste evento com um tema tão sensível e de grande impacto social. Esta discussão precisa ser multiplicada para todas as instituições de saúde, o que pode ser feito por meio dos profissionais que se formam aqui”.

As palestras abordaram, entre outros, assuntos: Dados epidemiológicos dos óbitos maternos no município de São Luís; Mortalidade materna no Brasil: evolução e perspectivas; e Near Miss Materno (NMM): como prevenir.

Informação: HU-UFMA

0 comentários:

Postar um comentário