quarta-feira, 8 de junho de 2022

Neste Dia dos Namorados, véspera de Santo Antônio, a programação festiva começa às 7h da manhã no Reviver Hostel – Centro Histórico.

“Eu mergulho/Profundo/Pra não perder/Um minuto/Segundo/Pra não perder”

Walter Franco


Show e discotecagem do vinil e digital voltados aos sotaques e diversidade da Música do Maranhão e ao cancioneiro popular do Nordeste acontecem neste domingo, 12, no Reviver Hostel – Centro Histórico. É o “Guarnicê da Alvorada - Paisagens e Memórias Sonoras Juninas” realizado para despertar sensações festivas elevando nosso rico patrimônio cultural imaterial brasileiro. A programação começa às 7h da manhã e vai até às 20h.

A dinâmica do evento seguirá os mesmos moldes de como ocorreu o I Baile da Alvorada durante o domingo-magro de Carnaval neste ano. Na agradável atmosfera de um quintal com piscina num casarão do Centro Histórico, o público poderá desfrutar dos serviços de café da manhã, bar e farto buffet com feijoada e mocotó, além da boa música que embala o clima alegre e de descontração da iniciativa, dando a impressão de que todos ali estão em casa.

Desta vez, a Alvorada seguirá a temática junina, com decoração típica e terá como atração a DJ anfitriã Vanessa Serra mais Jorge Choairy, Victor Hugo e Capella System. O dia 12 de junho, Dia dos Namorados, véspera de Santo Antônio, é também data de aniversário da professora da UEMA, coureira e capoeira angola Márcia Torres, que faleceu em 2021, e se estivesse viva faria agora 55 anos. Para homenageá-la o show será com a Xaxados & Perdidos, banda que liderava e participava como cantora e percussionista. Haverá ainda participações especiais de Memel Nogueira (Forró do Mel), e da Mestra de Capoeira Samme Sraya junto ao Coletivo Quem Nunca Viu, Venha Ver.

O Guarnicê da Alvorada - Paisagens e Memórias Sonoras Juninas é uma produção cultural independente, com ingressos antecipados, R$ 20, vendidos através do site: www.revivereventos.com.br. Recebe o apoio cultural do Reviver Hostel e da Metalúrgica Kiola.

Alvorada - O projeto foi criado pela jornalista e DJ Vanessa Serra em maio de 2020, e reúne semanalmente, aos domingos, das 7h às 9h, através de uma transmissão on line, um público heterogêneo, interessado e cativo. Nasceu da vontade de conexão com as pessoas em meio ao isolamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus, reunindo, ainda, referências da cultura popular e muitas memórias de família em torno da Música.

A proposta tornou-se como uma válvula de escape e fortalecimento de nossas esperanças, com estímulo das boas recordações e resgate da memória musical afetiva. As músicas que costumávamos ouvir nas vitrolas da casa de nossos pais, avós, tios; lembranças de uma boa infância e juventude em cidades do interior do Maranhão onde se ouvia as rádios AM ou sistemas de alto falantes. 

O programa tem como estética principal ser sempre realizado ao ar livre. Geralmente, ocorre no quintal de um sítio onde mora sua idealizadora e apresentadora, situado no Itapiracó (que fica na divisa dos municípios de São Luís e São José de Ribamar, MA). Mas já houve também edições na ecopousada Maré de Atins, em Atins; na pousada Cajueiro, em Santo Amaro, dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; e no quintal do estúdio Zabumba Records, em São Luís (MA). Através da Lei Aldir Blanc no Maranhão, foi também realizado um Circuito de apresentações, com participações especiais, nas cidades de Rosário, São José de Ribamar, Alcântara e no terraço da Biblioteca Pública Benedito Leite, no centro de São Luís.

Atrações do Guarnicê da Alvorada:

Vanessa Serra – É jornalista, produtora e DJ. É colecionadora de discos e ativista da Cultura do Vinil no Maranhão. É produtora fonográfica do LP “Vinil & Poesia – Vol. 01”. Criadora do Programa Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras. Há seis anos começou a atuar como DJ em festivais de música, bares, restaurantes, lançamentos de livros e eventos sociais em São Luís (MA). Já se apresentou em Atins e Barreirinhas (Lençóis Jazz & Blues Festival) e com o Festival BR 135 participou do Festival SIM, em 2018, e da Virada Cultural 2019, em São Paulo.

Jorge Choairy – DJ, ator, sonoplasta e pesquisador musical desde 1995, sempre leva para a pista um set poderoso que o consolidou como uma referência e um dos mais requisitados da capital. Divide ultimamente suas aparições em São Luís e Atins (MA). Realiza o baile “Carnavália”. É cativo nos Festivais de Música e em vários projetos culturais do Estado.

Banda Xaxados & Perdidos – Teve início em 2001, tendo a saudosa Márcia Torres como vocalista ao lado do cantor e compositor Chico Nô (que recentemente, lançou o trabalho autoral Visões de Lampião). Xaxados & Perdidos é um solo de expressões, de base de lutas sociais e agrárias, se forma para se apresentar eventualmente em manifestações, eventos acadêmicos, casas de shows e praças públicas. No repertório, músicas autorais, maranhenses e nacionais, nos ritmos de xaxado, xote, baião, quadrilha, bumba-boi, tambor de crioula, cacuriá, côco e outras emboladas intercalando alguns trechos de cordel, que falam sobre nossa cultura, lendas e tradições.

Capella System – É DJ desde 1998, sendo residente nos tempos áureos do Creóle Bar e Tombo da Ladeira, entre outras casas noturnas. É também produtor técnico e empreendedor de sonorização com diversos cursos de áudio profissional feitos em São Luís, São Paulo e Belo Horizonte. Ministra oficinas de montagem e técnica na discotecagem do vinil, e foi responsável pela criação do primeiro Sound System nos moldes jamaicanos no Maranhão.

Samme Sraya - Mestra da Escola de Capoeira Angola Laborarte, discípula do icônico Mestre Patinho. É ativista de gênero, militante da arte, criadora de coletivos de mulheres. Participa do Coletivo Quem Nunca Viu, Venha Ver. É coreira do Tambor de Crioula de Mestre Felipe. É produtora cultural e coordenadora executiva em projetos sociais, culturais de entretenimento e esportivo.

Victor Hugo - É DJ e pesquisador musical há 15 anos. Dedica-se ao resgate e divulgação da discografia produzida no Maranhão através do blog de música maranhense www.musicamaranhense.blogspot.com, tendo registrado um vasto acervo musical produzido no Maranhão e outros artistas que por aqui passaram.

Memel Nogueira – Produtor musical, guitarrista e sanfoneiro. É alagoano, fundou o grupo Forró do Mel em 2019, em São Luís (MA). Neste trabalho, busca resgatar as raízes da música alagoana e do forró nordestino junto a delicada da música maranhense.

(In memoriam) Márcia Torres – Professora de psicologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Entusiasta da Cultura, coreira do Tambor de Mestre Patinho e capoeira angola do Laborarte. Líder integrante da Banda Xaxados & Perdidos. Faleceu em março de 2021. Completaria 55 anos, neste 12 de junho.

SERVIÇO:

Guarnicê da Alvorada - Paisagens e Memórias Sonoras Juninas.

Domingo, 12, no Reviver Hostel – Rua de Nazaré, 200, Centro Histórico.

De 7h da manhã às 20h.

Ingressos antecipados, R$ 20, através do site: www.revivereventos.com.br.

Mais informações: @reviverhostel/ @vanessaserrah. (98) 99177 2593.

Informação: Assessoria de Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário