quinta-feira, 30 de junho de 2022

Nome de Linielda do Eldo foi anunciado com o melhor projeto na categoria “Empreendedorismo na Escola” e se destacou junto os vencedores em outras sete categorias que mediram o nível de empreendedorismo na gestão pública municipal.

Linielda Cunha, de Matinha, venceu a categoria nacional "Empreendedorismo na Escola"


A grande noite de premiação do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) foi marcada por emoção com destaque para o empreendedorismo e para o espírito público no processo de desenvolvimento do país. A cerimônia, realizada na última terça-feira (28), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, reuniu centenas de prefeitos, parlamentares e autoridades para reconhecer gestores públicos que investem no empreendedorismo, na competitividade dos pequenos negócios e na modernização da gestão pública local. Ao todo, 182 prefeitos e prefeitas foram selecionados para a disputa nacional do Prêmio, com 199 projetos.

Entre os projetos premiados, a primeira categoria anunciada exaltou o projeto “Educar para Empreender”, que beneficia estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental em Matinha (MA). A prefeita, Lidielda Nunes Cunha, que é professora de carreira, foi a vencedora na categoria Empreendedorismo na Escola, e manteve a tradição do Maranhão de emplacar vencedores na premiação nacional que reconhece as melhores práticas de empreendedorismo na gestão pública do país.

“É inexplicável o sentimento desse momento, quando Matinha é vencedora do prêmio. Hoje, temos uma lei instituída que coloca o empreendedorismo na matriz curricular das nossas escolas do Ensino Fundamental, da rede municipal, despertando ou desenvolvendo ainda mais o empreendedorismo nas nossas crianças e jovens, e fazemos isso por meio do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), que pe executado pelo Sebrae no nosso município. Nós queremos que o Sebrae nunca saia do nosso município, pois é uma instituição que nos apoia, nos orienta sobre como fazer, nos direciona nas melhores ações e ideias para fazer com que os pequenos negócios e o empreendedorismo em nosso município se desenvolva cada vez mais”, disse a prefeita vencedora da edição de 2022, na categoria nacional de Empreendedorismo na Escola, Linielda Cunha.

Prefeitos vencedores da etapa nacional do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Do Maranhão, concorreram na grande final do prêmio nacional os prefeitos: Erick Augusto (Balsas), na categoria Inovação e Sustentabilidade, representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Tito; Erivelton Teixeira Neves (Carolina), na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos; Leoarren Cunha (Estreito), na categoria Desburocratização; José Nilton Pinheiro Calvet Filho (Rosário), na categoria Compras Governamentais; Eduardo Braide (São Luís), na categoria Cidade Empreendedora, representado pela Vice-Prefeita, Esmênia Miranda, e Clemilton Barros (Urbano Santos), na categoria Sala do Empreendedor.

“O Maranhão esteve muito bem representado na edição deste ano, e ficamos felizes em ver a gestão da prefeita Linielda Cunha, nossa parceira desde o seu primeiro mandato, como vencedora nacional na categoria que exalta a educação, que forma a futura geração de empreendedores do estado”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, que liderou a comitiva maranhense juntamente com os diretores executivos da empresa: Albertino Leal (superintendente), Mauro Borralho (técnico) e Rachel Jordão (administração e finanças).

Cerimônia - Antes mesmo de revelar os vencedores, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, elogiou o comprometimento dos prefeitos com o crescimento socioeconômico e resgatou a importância da iniciativa: “Esta é uma edição histórica: marca os 20 anos do PSPE e aos 50 anos do Sebrae. Com esse prêmio, o Sebrae incentiva a inclusão do empreendedorismo na agenda municipal, numa parceria que utiliza os pequenos negócios como ferramenta de desenvolvimento local. Sabemos que o desenvolvimento nasce e cresce nos municípios”. Ao mencionar a trajetória do Sebrae para a transformação na gestão pública, Melles agradeceu a participação e o esforço de todos os congressistas em prol das MPE.

Prefeito Clemilton Barros, de Urbano Santos, foi um dos finalistas que representou o Maranhão na etapa nacional da premiação


“O futuro do Brasil passa pelo empreendedorismo e aqui ele é semeado. Temos confiança nesse país, que tem tudo para avançar”, destacou o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. O governador Ronaldo Caiado elogiou a maneira marcante de governar do tradicional político goiano Iris Rezende, patrono desta edição. “Seu mandamento sempre foi formar políticos com compromisso público”, comentou Caiado. A filha de Rezende, Ana Paula, agradeceu a homenagem: “Ver a trajetória do meu pai servir de inspiração é a prova de que cada minuto dedicado ao povo vale a pena. Parabéns ao Sebrae por esse Prêmio, que alimenta a consciência social, o espírito público, o compromisso com uma sociedade cada vez melhor. Espero que todos os prefeitos continuem acreditando na boa política”.

Além da prefeita maranhense, foram premiados: Érico Stevan Gonçalves, de Guarantã do Norte (MT), na categoria Compras Governamentais; Herberlh Mota, de Baturité (CE), na categoria Inovação e Sustentabilidade; João Carlos Krug, de Chapadão do Sul (MS), na categoria Desburocratização; Rômulo Rippa, do município paulista (SP), na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos; José Carlos de Souza Rêgo, de Queimadas (PB), na categoria Sala do Empreendedor; Marcelo Palhares, de Jacarezinho (PR), na categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, que teve como parceiros no projeto ‘SRI NP - Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro’, os prefeitos dos municípios de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Ibaiti, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Wenceslau Bráz.

Por fim, na categoria Cidade Empreendedora da Região Centro-Oeste foi escolhido o prefeito João Carlos Krug, de Chapadão do Sul (MS). Na Região Nordeste, o vencedor foi o prefeito Renato Rezende Rocha Filho, de Pilar (AL). Na Região Norte, o reconhecimento ficou com o prefeito José Renato Ogawa Rodrigues, de Barcarena (PA). Na Região Sudeste, sagrou-se vencedor o prefeito Axel Schmidt Grael, de Niterói (RJ). E na Região Sul, o prefeito de Rio do Sul (SC), José Eduardo Rothbarth Thomé, levou o prêmio nacional.

Dados do PSPE 2022

O XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor bateu recorde de inscrições com 1.615 projetos habilitados, de 1.327 municípios distintos das 27 unidades da federação. Desde a 3ª edição, não havia a participação de todos os estados e do DF. Em termos regionais, o destaque para o número de projetos inscritos é da região Sudeste, com 511, seguido da região Nordeste, com 455; Norte, com 256; Sul, com 277 e Centro-Oeste, com 116 projetos. Entre os estados com maior número de projetos habilitados, destacam-se São Paulo, com 236; seguido por Minas Gerais, com 176; Santa Catarina, com 104; Pará, com 93 e Rio Grande do Sul, com 90. 

A iniciativa tem a participação da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação dos Tribunais de Contas (ATRICON), CFC, Centro de Liderança Pública (CLP), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Municípios (CNM), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), FENACON, Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Fórum Permanente, Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Observatório Social do Brasil (OBS). Também são parceiros do Prêmio o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Economia por meio da Secretaria de Gestão e da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema "Criar o futuro é fazer história". Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

 Créditos das fotos: Erivelton Viana / Felipe Costa / Sebrae-NA

Informação: Sebrae MA 

0 comentários:

Postar um comentário