terça-feira, 7 de junho de 2022

Campanhas de conscientização se intensificam durante a semana motivadas pela data mundial comemorada na terça-feira

O dia 07 de junho é marcado anualmente pelo Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, uma data com o objetivo de minimizar os riscos atrelados ao consumo alimentar relacionado a um possível transtorno, intoxicação ou doença. Quem nunca se deparou com alguma comida suspeita? É vital ficar atento, pois os riscos podem ser evitados, caso todos tenham a atenção na produção, industrialização, manuseio e degustação desses produtos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), uma em cada dez pessoas no mundo sofre com os danos causados por alimentos contaminados, gerando cerca de 400 mil mortes por ano por conta desses transtornos na saúde.

A campanha anual motivada pela data busca a conscientização que a segurança alimentar depende de todos, desde a produção, passando pela industrialização ou forma de cultivo, até o armazenamento e venda, num papel importante desenvolvido pelas produções agrárias ou das empresas alimentícias, como também no cuidado dos consumidores na hora da escolha, higiene e manipulação dos alimentos.

Precisamos estar atentos

A nutricionista e professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís, Lilian Cavalcante, dá várias dicas de atenção na hora da compra, armazenamento e consumo dos alimentos. A profissional comenta que nosso organismo funciona de acordo com aquilo que comemos, sendo assim nossas escolhas alimentares são importantes e nossos hábitos também. “Devemos pensar em hábitos positivos, pois assim, podemos converter alimentos que geram malefícios em opções seguras e saudáveis, como, por exemplo, consumir frutas e vegetais, carnes magras e tomar água regularmente”.

Na hora da escolha é importante optar por alimentos in natura e evitar os industrializados. Essas opções mais naturais devem apresentar sua aparência e cheiro com as características normais, sem qualquer alteração, além de fazer a higienização e lavar com água. Outro fator essencial para os alimentos, em geral, é checar as informações como a validade e sobre a qualidade dos ingredientes presentes.

“Quanto menos ingredientes, melhor. Por exemplo, as margarinas possuem uma lista grande de ingredientes, enquanto a manteiga normalmente possui três. Além disso, existem muitos ingredientes desconhecidos disponíveis nos mercados, como, os acidulantes, que torna o alimento mais duradouro e com o sabor amplificado, porém, consumido em excesso, podem gerar malefícios, principalmente aos ossos e dentes”, completa Lilian.

Informação: Cores Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário