quarta-feira, 15 de junho de 2022

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participou nessa terça-feira, 14, da edição do Road Show realizada em Belo Horizonte - MG. A promoção de destinos turísticos maranhenses  tem por objetivo aumentar a competitividade do Maranhão no mercado nacional e regional, além de impulsionar as atividades dos setores do trade turístico, através de ações promocionais de marketing. O evento, também, contou com a capacitação para comercialização do destino Maranhão para mais de 150 agentes da capital mineira e com a parceria do SEBRAE que custeou passagens para que empresários maranhenses participassem do evento.

Durante o evento, foram apresentados os principais polos do estado; São Luís, Lençóis e Delta e Chapada das Mesas. Na palestra foi enfatizado o segmento do Turismo Cultural, com destaque para as comemorações de São João, que retornam após dois anos de pausa devido a pandemia.  

‘As manifestações culturais são de grande importância para o turismo do estado. A festança  começou no final do mês de maio e se estenderá até o final do mês de julho, serão dois meses do Maior São João do Brasil. O governo do Maranhão já investiu R$ 25 milhões em infraestrutura e na apresentação de mais de 500 manifestações que já estão movimentando a economia tanto na capital como nos principais municípios do interior do estado’ afirmou o secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos.

Na ocasião foram apresentados vídeos promocionais sobre os destinos e também nova folheteria segmentada sobre Ecoturismo/Natureza, Turismo de Aventura e Turismo Náutico.

“O evento ROADSHOW é um grande evento de turismo com agentes de viagens de todo Brasil, sendo de suma importância que o Maranhão esteja presente, divulgando e capacitando centenas de agentes de viagens mostrando toda a sua cultura, diversidade e tradição do polo São Luís, além das nossas belezas naturais nos polos Lençóis e Delta e o turismo de aventura na Chapada das Mesas. Todos ficaram encantados e animados para conhecer a nossa Terra de Encantos” Deborah Peniche, a técnica da Secretaria de Turismo do Maranhão.

Foram apresentados, aos agentes, os Lençóis Maranhenses com as duas portas de entrada mais comuns que são Barreirinhas e Santo Amaro e pelo Delta- o terceiro maior delta do mundo com 75% de sua extensão no Estado do Maranhão- o acesso se faz por Tutóia, Paulino Neves e Araioses, que também fazem parte da Rota das Emoções.

A participação do trade no evento acontece em parceria com Sebrae que custeou passagens aéreas de dois empresários do setor turístico e  associados da ABIH e ABAV, Cinthia Noleto, do receptivo Torre da Lua - Chapada das Mesas e o representante da Hotelaria do Polo Lençóis e Delta, o secretário municipal de turismo e desenvolvimento econômico de Barreirinhas/MA, Carlos KerluyLys.  Após a apresentação da Setur sobre o Maranhão, os empresários do trade tiveram a oportunidade de participar de uma rodada de negócios e puderam ter contato com as principais agências de viagem e fazer parcerias para aumentar o fluxo de visitantes.  

Para o representante do polo Lençóis e Delta, Carlos KerluyLys esta é uma importante ação para promover o turismo do estado e capacitar os agentes de viagem para vender o destino Maranhão. “Foi uma grande oportunidade de aproximação do destino Lençóis Maranhenses com os principais operadores do Turismo de Minas Gerais. Esse tipo de evento torna a possibilidade de negócios entre as empresas muito maior. Além disso, foi uma excelente oportunidade de tirar as dúvidas que os operadores tinham em relação ao nosso destino. Espero que tenhamos mais eventos como esse”, declarou.

Também foram apresentados pelas técnicas da Setur, o Polo Chapada das Mesas, no extremo Sul do Estado, distante 45 minutos de voo desde a capital São Luís. A Chapada é um espaço para amantes de aventura. O local ocupa parte do cerrado maranhense e é perfeito para trekking e rapel, caminhadas em trilhas e mergulhos em cachoeiras.  

Finalmente, a Setur MA apresentou o Turismo Náutico maranhense, com a prática do kitesurf na capital maranhense, pelas praias de São Luís. E por fim, foi feita uma explanação do Polo São Luís com atrações culturais, manifestações folclóricas, museu do Tambor de Crioula, no Centro Histórico da capital, bem como o Museu do Reggae Maranhão, o primeiro dedicado a esse gênero musical fora da Jamaica. Ainda no polo São Luís, foram apresentadas as belezas e os passeios de barco pelas “fronhas” na cidade de Raposa, próximo à capital.

As próximas edições serão no Rio de Janeiro e em Campinas nos dias 21 e 28 de junho respectivamente.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário