quinta-feira, 9 de junho de 2022

Ministério do Turismo recomenda a contratação de guias ou qualquer serviço turístico pela plataforma

Neste período de São João, que volta a movimentar milhares de turistas nos tradicionais destinos juninos do país, os viajantes precisam estar ainda mais alertas em relação aos profissionais e serviços que pretendem contratar. A atenção redobrada pode evitar surpresas desagradáveis e garantir uma viagem segura para o turista. Para isso, o Ministério do Turismo recomenda, antes de qualquer contratação de serviços ou atividades turísticas, consultar o Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas, o Cadastur.

A plataforma é uma importante fonte de consulta para os viajantes que visitam os destinos juninos do país. Além disso, ela pode direcioná-los para a contratação de empresas e profissionais regulares do setor que atenderam aos requisitos solicitados pelo Ministério do Turismo.

Acesse o site AQUI.

Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, é importante aproveitar este retorno do São João com segurança e responsabilidade. “Vai pular fogueira fora do seu estado? Aproveite e contrate profissionais e empreendimentos registrados no Cadastur, plataforma que disponibiliza aos turistas a consulta às empresas e profissionais regularizados no setor do turismo, o que contribuirá para o crescimento econômico do destino e combate às informalidades. Então, contrate com Cadastur e aproveite este importante momento para o turismo brasileiro”, pontuou.

Além dos hotéis e das empresas promotoras de eventos, os guias de turismo, agências de viagem, transportadoras turísticas, parques temáticos e acampamentos turísticos devem se cadastrar, obrigatoriamente, no Cadastur. O credenciamento certifica ao turista que o serviço por ele contratado é regularizado. Com o número de registro regular, os prestadores de serviços turísticos conquistam benefícios, como acesso e participação em programas e projetos apoiados ou promovidos pelo Ministério do Turismo, ações de qualificação profissional do governo federal, acesso a linhas de crédito especiais para o setor, além de maior visibilidade do negócio no site do Cadastur.

O turista também pode contar com mais um mecanismo para uma viagem segura: a cartilha “Consumidor Turista”. Lançada pelos Ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a publicação se propõe a informar os direitos e deveres dos consumidores na preparação de viagens e contratação de serviços. Até o momento, já foram divulgadas quatro edições: três direcionadas ao segmento de transporte aéreo, em parceria com a ANAC, e uma para o transporte rodoviário, com a colaboração da ANTT.

Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário