sexta-feira, 22 de julho de 2022

Órgão vital para o bom funcionamento do corpo, o cérebro tem uma importância central para a comunicação e comandos com as demais partes do organismo. Mas para desempenhar suas funções na forma ideal, ele precisa estar saudável. Sem isso, é impossível pensar em bem-estar, já que nosso “computador central” está comprometido.

No dia 22 de julho, é comemorado o 9º dia Mundial do Cérebro, data criada em 2014 pela Federação Mundial de Neurologia, que separou para 2022 como tema central a “Saúde do cérebro para todos”, no intuito de alertar a população sobre a importância de manter a saúde cerebral e diminuir a carga capaz de gerar distúrbios que afetam o órgão e, consequentemente o corpo inteiro.

Como mantê-lo ativo e funcional?

O neurocirurgião do Sistema Hapvida, Eustáquio Campos, dá detalhes que ajudam a compreender melhor sobre os cuidados que devemos ter com o cérebro. “A manutenção da saúde cerebral passa pelo exercício e estímulos do órgão. Atividades como a leitura, artesanato, palavras-cruzadas, entre outras semelhantes são importantes para o bom funcionamento da nossa memória, concentração e raciocínio”, ressalta.

Eustáquio ainda explica que o cuidado deve ser ainda maior com os idosos, com a esperada e normal perda da função cerebral por conta da idade. Com isso, logo, o cérebro precisa ser estimulado constantemente para continuar ativo.

O que precisamos evitar?

Algumas práticas e hábitos devem ser evitados, como medida preventiva contra os prejuízos e distúrbios cerebrais. Por exemplo, é comum que o consumo de bebida alcoólica, principalmente em excesso, gera a atrofia cerebral, que é uma redução do volume e comprometimento do órgão. O neurocirurgião comenta que este quadro clínico é cada vez mais comum entre os jovens.

Um grande vilão e fator de risco, podendo desencadear algumas doenças relacionadas ao cérebro como, por exemplo, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico e o aneurisma, é o tabagismo. Igual ao caso anterior, este deve ser um hábito evitado.

O consumo excessivo de alimentos gordurosos também deve ser colocado em alerta. Este tipo de alimentação leva a formação de placas de gordura nos vasos cerebrais, aumentando a probabilidade de a pessoa sofrer um AVC. Portanto, uma alimentação saudável, balanceada e rica em vegetais é fundamental.

Outros tipos de prática que valem a atenção são as esportivas em que a cabeça tenha bastante contato, seja nas artes marciais por pancada ou impacto com a bola. Eustáquio diz ser indispensável o uso de proteção, além de sempre fazer avaliações regulares para constar a saúde do cérebro.

“Cuidar do cérebro deve ser prioridade! Todas as funções do organismo são comandadas pelo órgão, então, o comprometimento em alguma área específica cerebral, pode resultar em sequelas apresentadas em outras partes do corpo, mesmo que elas estejam com a saúde em dia”, conclui o neurocirurgião do Sistema Hapvida.

Informação: Cores Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário