sexta-feira, 8 de julho de 2022

Grupo possibilitará a geração de alianças, de forma a garantir que os territórios, seus produtos e serviços respondam aos desafios do turismo inteligente

Um encontro realizado na última semana em Medelín, Colômbia, marcou a criação da Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes, iniciativa que é reconhecida como ferramenta estratégica para a gestão eficiente dos municípios por meio do turismo. A assinatura do acordo voluntário para a criação da Rede ocorreu no dia 29 de junho de 2022. Os participantes, incluindo o Brasil, lideraram a sua criação. Com o nome: “Colômbia: Destino Turístico Inteligente, construindo o futuro”, o evento reuniu representantes do México, Brasil, Argentina, Espanha e Coréia do Sul.

Para ser considerado inteligente, o destino deve estar baseado em pelo menos cinco pilares básicos: governança, sustentabilidade, acessibilidade, tecnologia e inovação. O Ministério do Turismo trabalha para instituir o modelo no país, com adaptação ao modelo original, surgido na Espanha em 2012, por meio de 10 destinos-piloto: Rio Branco e Palmas (Norte), Recife e Salvador (Nordeste), Brasília e Campo Grande (Centro-Oeste), Rio de Janeiro e Angra dos Reis (Sudeste) e Curitiba e Florianópolis (Sul).

Encontros como o realizado na Colômbia são fundamentais para a troca de experiências em busca de um modelo para a região. Entre os cases de interesse para o Brasil está o de Medelín, onde é possível ver uma forte atuação nas áreas de tecnologia e de sustentabilidade social, por meio da cultura local. Os colombianos também puderam conhecer melhor a iniciativa brasileira, cujo case apresentado foi usado como base para que comecem a desenhar a própria estratégia nacional de Destinos Turísticos Inteligentes, com a inserção de outros pilares, como ocorrido no Brasil.

A rede ibero-americana terá um papel importante na geração de ações e desenvolvimento de ferramentas para que destinos e entidades que já trabalhem modelos de gestão e estratégias de implementação do modelo de Destinos Turísticos Inteligentes tenham a oportunidade para gerar um desenvolvimento turístico aberto, sustentável, acessível, tecnológico, inovador, articulado e competitivo, por meio de uma cultura de sinergia.

A criação da Rede conta com o apoio da Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e Tecnologia Turísticas (SEGITTUR), instituição que trabalha com tecnologias turísticas e que foi a pioneira no modelo de Destinos Turísticos Inteligentes, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em breve, os destinos turísticos brasileiros poderão ter mais informações sobre como aceder à rede.

Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário