sexta-feira, 29 de julho de 2022

Capacitação, negócios, gastronomia, cultura e entretenimento fazem parte da programação do evento. 

SÃO LUÍS – O vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Fábio Nahuz, representou o presidente da entidade Edilson Baldez na abertura do Festival Maranhense da Cachaça-Cultura e Sabores, que se encerra neste sábado (30/07) no Multicenter Negócios e Eventos. 

O Festival é coordenado pelo Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (SINDIBEBIDAS), sindicato associado a FIEMA, e conta com o apoio de instituições como SENAI-MA, SEBRAE-MA, SENAR, BNB, Governo do Estado e Prefeitura de São Luís. 

O evento é uma vitrine do atual estágio em que se encontra a indústria maranhense de bebidas e pretende se tornar o maior festival de cachaça do Norte e Nordeste do país. 

Fábio Nahuz, em discurso no III Seminário estadual da cachaça maranhense que integra a programação do Festival, disse que os primeiros passos desse projeto foram iniciados com o Projeto CARTIMA (Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão), em 2018, apoiado pela FIEMA, entidades de classe,  instituições de ensino e pesquisas e empresários com o objetivo de aperfeiçoar os métodos de produção, a formação de mão de obra, a realização de pesquisas e regulamentos para o setor, a fim de gerar oportunidades de desenvolvimento desses produtos da terra no mercado. 

“A FIEMA na pessoa do presidente Edilson Baldez, sempre apoiou muito o Sindibebidas e essse evento está coroando essas 450 empresas que existem já no Maranhão, com mais de 3 milhões de litros de cachaça produzidos durante o ano, apresentando um mercado que tem muito a crescer. Então, todo o Sistema FIEMA, o SENAI e o SESI tem apoiado muito esses empresários essa indústria que tem um potencial muito forte de crescimento. Nós temos orgulho de ter participado desde o início temos toda a convicção que será um Maranhão que vai dar certo e que já deu certo. A Federação das Indústrias apoia essa iniciativa com toda a gratidão e com toda a sua força”, ressaltou Nahuz.

O presidente do SINDIBEBIDAS, Jorge Fortes, declarou que a FIEMA tem sido fundamental para a realização do projeto. “Após dois anos de preparo, estamos realizando esse momento que é extremamente importante e ímpar no estado do Maranhão. Um evento como esse dá a possibilidade de divulgar todos os destilados produzidos aqui no Maranhão, juntos no mesmo espaço, para que a comunidade venha conhecer e apreciar os nossos produtos em um festival que integra a gastronomia e cultura. A FIEMA tem sido de grande importância nesse trabalho por ter dado todo o apoio junto ao SINDIBEBIDAS e ao projeto Cartima juntamente com o Instituto Ecobio que realiza esse evento”, disse Fortes. 

Os destilados maranhenses ultrapassaram as fronteiras brasileiras e, atualmente, as marcas disputam o competitivo mercado internacional de bebidas, gerando empregos e contribuindo para o processo de desenvolvimento do Maranhão. 

A cachaça é uma história de amor que movimenta gerações na família de Elen Mendonça. Ela é neta do seu José Rufino da Silva, conhecido como Zito, fundador do engenho Reserva do Zito no município de Passagem Franca, desde 1945. A arte alambiqueira é o legado que atravessou as gerações ao longo dos mais de 70 anos na produção de cachaça e trouxe para o festival seus produtos que já ganharam o mundo, como a Cachaça Prata, que foi medalha de ouro no maior concurso mundial de destilados em Bruxelas, capital da Bélgica.  

“A FIEMA tem um papel importante nessa jornada porque sempre fomenta, sempre apoia a indústria maranhense por meio de rodadas de negócios, de capacitação e orientação profissional com o SENAI.  A entidade sempre vem com projetos muito bons de apoio e incentivo à indústria e nós só temos a agradecer esse grande apoio”, afirma Elen. 

PROGRAMAÇÃO- O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) e o Serviço Social da Indústria (SESI-MA), participam do Festival no estande do Sistema FIEMA, com a oferta de serviços e demonstração de produtos. O SENAI apresenta ao público os serviços dos programas e ferramentas Emprega Mais, Brasil Mais, Contrate-me, Marketplace, Aprendizagem 4.0, realização do cadastro no marketplace.  

O SESI está no stand institucional da FIEMA com os serviços de saúde e segurança, com a plataforma SESI VIVA +, realizando oficinas de simulação de embriaguez com os óculos de Embriaguez. Além dos serviços de promoção da saúde, com a exposição da bike do SESI que produz sucos saudáveis enquanto se pedala, haverá aula experience da cozinha empreendedora na Unidade Móvel, com módulo de boas práticas de manipulação de alimentos com prática tábua de bolinho delícia de peixe com molho especial e módulo de planejamento de cardápio com prática Quibe & Chips. 

A programação completa e a inscrição no festival estão disponíveis no site www.festivaldacachacama.com.br

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário