terça-feira, 12 de julho de 2022

O evento debate as potencialidades e oportunidades de negócios para o Maranhão na Rota da Seda. 

SÃO LUÍS – O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, participou da abertura do Simpósio Internacional de Logística que teve início nesta segunda-feira (11/07) no Palácio dos Leões. A programação do evento seguiu nesta terça-feira (12/07) na Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e contou com painéis, palestras, estudos de caso e visitas técnicas no Porto do Itaqui. 

O simpósio tem como tema "As Potencialidades do Maranhão na Nova Rota da Seda da China: Oportunidades de Negócio e de Desenvolvimento para o Brasil” e é promovido pela Fundação Sousândrade, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) com o apoio da FIEMA.  

“Nós precisamos de políticas de desenvolvimento, precisamos estar juntos, iniciativa privada, governo e poder público como um todo. Este é um projeto de logística no qual necessitamos estar inseridos, tendo em vista que os nossos maiores parceiros internacionais estão envolvidos”, afirmou Baldez na abertura do evento. 

O renomado professor, PhD. da Universidade Zhejiang, China, Paul Lee é o especialista convidado que participou da formulação do projeto de logística global de Expansão da Rota da Seda da China que faz parte do programa Belt and Road Initiative (BRI) - uma estratégia de desenvolvimento adotada pelo governo chinês que visa reviver antigas rotas de comércio por meio de uma rede de projetos de infraestrutura para a Ásia Central, o Sudeste Asiático, o Oriente Médio e a África.  

O interesse na inserção de São Luís no plano BRI, de acordo com o professor, se dá pelas condições excepcionais de capacidade logística apresentadas que se interligam ao complexo portuário, além das vantagens ferroviárias o Maranhão possui.  

Na oportunidade, Paul Lee levou a plateia, formada por técnicos, empresários, dirigentes empresariais, pesquisadores universitários, representantes do setor de logística marítima, portuária e de transportes, a um amplo debate sobre o que poderá realmente representar a inclusão da capital maranhense na Rota da Seda. 

O professor falou de como superar as grandes distâncias, aproveitar as novidades tecnológicas no setor portuário e fez uma releitura das tendências dos mecanismos de importação no mundo. “Em termos de logística é importante pensar em capacidade e volume. O ponto chave que falta para o Brasil é a qualificação de mão de obra. O Brasil é muito rico e precisa investir em conhecimento e educação de qualidade, isso é fundamental para alcançar o desenvolvimento econômico”, afirmou. 

Lee ensinou que os pilares para se alcançar o sucesso de uma nação estão concentrados no valor histórico, no respeito às tradições, nos ensinamentos dos mais velhos e no preparo comprometido das gerações mais jovens.  Ele ressaltou ainda, a importância de um país conhecer profundamente os parceiros de negócios. “Todo o líder chinês leva em consideração a história dos países que são parceiros econômicos”.  

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programa Estratégico (SEDEPE), José Reinaldo Tavares declarou que o Simpósio é o ponto de partida para uma fase inédita de desenvolvimento socioeconômico para o Maranhão. “Nós temos todo o interesse em desvendar as oportunidades que poderemos ter para o crescimento econômico com a experiência do prof. Paul Lee. Este é um momento de extraordinária importância e significado para nós, pois a inclusão de São Luís na nova rota da seda é a maior oportunidade de desenvolvimento econômico que jamais tivemos. O nosso governador Carlos Brandão tem planos de incluir a China como grade parceiro na enorme tarefa em prol do desenvolvimento do Maranhão”. 

A agenda para o último dia do Simpósio, que será no Salão Nobre da FIEMA, contará com a palestra de Paul Lee sobre o setor de logística ferroviária das 9h às 14h. 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário