sexta-feira, 22 de julho de 2022

Inscrições vão até 15 de outubro. Podem participar do concurso da OMT startups que promovam o turismo de forma inovadora

Startups inovadoras e que trabalham para promover o turismo estão convidadas a participar da segunda edição do concurso Awake Tourism Challenge, lançado pela Organização Mundial do Turismo (OMT). As inscrições foram prorrogadas e seguem até 15 de outubro de 2022. CLIQUE AQUI e se inscreva. O intuito da competição é ajudar a construir um turismo mais sustentável, resiliente e que possa mudar o mundo através de seis vertentes: Educação; Tecnologia; Comunidades Locais; Empoderamento Feminino; Sustentabilidade e Economia Verde.

As empresas que desejam participar devem ter como foco qualquer forma de inovação, em especial relacionada à tecnologia, impacto social e soluções de sustentabilidade. Entre os critérios avaliados estarão: a empresa deve ter caráter inovador que forneça soluções de valor agregado; ser sustentável; ter potencial de crescimento internacional e de aplicação em empresas e destinos (países, regiões); estar em estágio inicial ou série A; introduzir ou adotar elementos digitais e tecnológicos; ter um plano piloto e um negócio comprovado; ter uma equipe em tempo integral que inclua pelo menos 2 membros com menos de 35 anos; e promover igualdade de gênero.

As vencedoras serão anunciadas no dia sete de novembro de 2022. Elas receberão, entre outros benefícios, o patrocínio do Wakalua, que é o 1º Centro Mundial de Inovação em Turismo, para participar do Dia de Demonstração da Organização Mundial do Turismo. Também receberão aplicação através da plataforma YouNoodle, voltada a facilitar oportunidades de introdução e crescimento de startups; terão, ainda, acesso a mais de 90 investidores de capital de risco e empresas de 150 países.

Quem vencer a competição poderá se tornar membro da Rede de Inovação da OMT; ter acesso ao OMT Partner Mentoring and Acceleration Program; além da possibilidade de ser financiada por colaboradores e instituições do setor privado.

Conheça mais detalhes das categorias segundo a OMT:

Envolvimento comunitário: 80% das pessoas que se encontram em "extrema pobreza" vivem em comunidades rurais, enquanto o turismo doméstico, rural e ecológico emergiu como sendo escolhas de viagens mais populares.

Economias verdes e azuis: O turismo pode ser uma fonte de oportunidades econômicas e, ao mesmo tempo, proteger os ecossistemas naturais.

Criação de Capital Ecológico e Sustentável: O capital sustentável tem potencial para otimizar o uso de recursos, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e proporcionar uma vantagem competitiva para as empresas.

Tecnologia do Turismo para o bem: Avanços tecnológicos revolucionaram o setor, especialmente desde o início da pandemia. Inteligência Artificial, cripto, block chain, metaverso, NFTs são bem-vindos nesta categoria.

Educação turística: Apesar de representar 10% dos empregos mundiais, há necessidade de dados atualizados e novas ferramentas para educação e desenvolvimento de habilidades.

Empoderamento feminino: Startups com foco em gênero podem representar importante contribuição para a igualdade.

Para mais detalhes do concurso, CLIQUE AQUI.

VENCEDORA BRASILEIRA – Na última edição, a empresa brasileira Sisterwave foi uma das vencedoras do concurso. Ganhando na categoria “ODS 5 - Igualdade de Gênero”, a startup tem como foco apoiar mulheres a viajar, criando uma rede de incentivo e acolhimento entre mulheres viajantes. Na plataforma, pessoas do gênero feminino viram anfitriãs ou hóspedes nas casas de outras mulheres. A iniciativa também dá oportunidade de interação entre mulheres, trocando experiências e conhecendo destinos turísticos.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário