sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Com o tema “Sua comemoração não pode falar mais alto que o respeito pelo próximo”, o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) realizou, na última quarta-feira (4), na praça Deodoro, uma ação de conscientização da não utilização dos fogos de artifício de alto estampido.

“Nossa intenção é sensibilizar a sociedade do sofrimento das pessoas com autismo, dos enfermos, dos idosos, das crianças e animais quando expostas ao barulho da queima de fogos de artifício. E mostrar também a necessidade e a importância da sanção do projeto de lei 281/2022, de minha autoria, que proíbe a queima, a soltura, o manuseio, a utilização e a comercialização de fogos de artifícios de estampido, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos festivo de efeito sonoro ruidoso, que ultrapasse os 100 decibéis”, destacou Neto Evangelista.

Durante a atividade, várias pessoas, após passarem por avaliação, foram expostas, dentro de uma cabine acústica, a sons, reproduzidos tal qual, animais e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) escutam.

Todas as pessoas que participaram da atividade ficaram perplexas e espantadas com o barulho. Algumas até se assustaram. Mas o mais importante foi que todos parabenizaram a iniciativa e a coragem do deputado, além de concordarem que o projeto precisa se tornar Lei, imediatamente.

Para Alessandra Nunes, auxiliar administrativa e professora, foi muito perturbador, uma experiência inexplicável. “Esse projeto precisa virar Lei logo para que os autistas possam ter seus direitos assegurados”.

Fernando disse que o barulho é insuportável e defendeu a regulamentação do projeto urgente. Opinião parecida teve a estudante Jamile que disse que foi assustador. “Um zumbido muito alto, fiquei tremendo e tô até com medo de escutar fogos de novo”.

Informação: Assessoria de Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário