segunda-feira, 21 de novembro de 2022


O secretário de Turismo do Maranhão, Paulo Matos, acompanhou nesta segunda-feira (21) o governador Carlos Brandão na assinatura de  um conjunto de investimentos que trarão aumento da capacidade de coleta e tratamento de esgoto na capital maranhense. A medida beneficia também o Turismo garantindo melhoria na balneabilidade das praias e maior qualidade de vida aos ludovicenses.

“Esta iniciativa trará impacto positivo sobre o turismo e o meio ambiente, com investimentos previstos de R$ 45 milhões que estão sendo destinados a reduzir as causas da poluição das águas litorâneas, melhorando a balneabilidade das praias, contribuindo para a proteção ambiental e o turismo”, considerou o secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos. 

A partir de novas implantações de estações elevatórias e redes de esgotamento que serão distribuídas para atender o Sistema de Esgotamento Sanitário do Bacanga, São Francisco, Vinhais e Anil, será possível avançar com o desenvolvimento e solução ao saneamento básico de São Luís e, consequentemente, em relação ao esgotamento sanitário das praias.

“Hoje é uma data histórica para o saneamento de São Luís, faremos investimento na construção de 4 elevatórias, 22 km de rede coletora de esgotos e mais 3 mil novas ligações à esta rede”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Brandão acrescenta, ainda, que os investimentos deverão trazer grandes benefícios ao comércio e ao turismo da capital.

“Com isso, vamos melhorar toda a balneabilidade na nossa capital. Vamos avançar bastante e deixar as nossas praias saneadas para que possamos oferecer um bom serviço relacionado aos bares, restaurantes, hotéis e, acima de tudo, atender bem ao nosso povo e aos turistas”, acrescentou Brandão.

Um grande avanço para a política do turismo e ambiental do estado. “Já que estamos no período de Copa podemos dizer que o governador Carlos Brandão marcou um gol de placa. São Luís atingiu recordes de turista neste ano, com mais essa notícia positiva, a tendência é de aumentar ainda mais o fluxo de novos visitantes para nossa capital que é na maioria das ponto de partida para outros roteiros turísticos do estado. Praias mais limpas significa mais saúde, qualidade de vida e geração de emprego e renda, principalmente para o Turismo”, apontou o secretário.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria e Hotéis do Maranhão (ABIH-MA), Armando Ferreira, o projeto de saneamento assinado pelo governador irá impulsionar, sobretudo, o turismo de lazer na capital. Armando acrescenta que a atitude de Brandão é muito bem-vinda pelo setor neste período pós-pandemia.

“É maravilhosa essa notícia do investimento no tratamento das praias, que nos trará uma melhora no turismo, sobretudo, no turismo de lazer, que será contemplado com praias limpas e esgotamento de qualidade. Estamos muito felizes por ter um governador amigo do turismo, que em momento de pós-pandemia promove sinergia para melhoria em todos os sentidos”, afirmou o presidente da ABIH-MA.

“Toda semana estamos conseguindo gerar uma agenda positiva para o Turismo do estado, fruto de uma ação planejada e aposta do fortalecimento da nossa região. Para o Turismo de qualquer região crescer é necessário investir no entorno, como infraestrutura, segurança, transporte e também na balneabilidade das nossas praias o que está sendo contemplando agora com esse anúncio histórico do governador”, comemora o gestor da Setur, Paulo Matos.

Projeto de saneamento

O projeto retoma investimentos do Governo do Maranhão em parceria com o Governo Federal, em busca de soluções ao sistema de saneamento básico de São Luís, visando maior qualidade de vida aos ludovicenses e a melhoria na qualidade da água para banho nas praias.

A partir das intervenções que serão realizadas nas bacias do Anil, Bacanga, São Francisco e Vinhais, será possível aumentar a capacidade de coleta e tratamento de esgoto por meio de 4 novas Estações Elevatórias de Esgotos (EEE’s) às margens do Rio Bacanga, Ilhinha e na margem do Rio Anil; implantações de 5,7 km de interceptores/coletores nas mesmas regiões; de 22 km de rede coletora; e de 3.130 novas ligações domiciliares.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário