O último domingo de Mobiliza foi dia de uma despedida à altura do que o nosso movimento se propôs a despertar na comunidade criativa da nossa terra.
O coreto da Avenida Beira-mar novamente recebeu a coreira e pesquisadora Ana Regina Arcanjo, que realizou uma oficina sobre o tambor de crioula para gente interessada nas origens de uma das manifestações mais icônicas e emblemáticas da cultura do Maranhão.
A oficina foi espaço para uma vivência mais profunda com essa manifestação reconhecida em todo o mundo.
As pessoas aprenderam sobre a elaboração de alternativas literárias e orais que ressaltam a diversidade de conceitos referentes à cultura maranhense.
A ideia foi estimular os participantes a pesquisas inerentes ao tema tambor de crioula como patrimônio imaterial do folclore afromaranhense, para diálogo a partir de suas próprias experiências e anseios.
Ana Regina Arcanjo apresentou os símbolos e os seus significados, místicos e ritualísticos, acerca de conhecimentos sobre os saberes e modos de fazer movimentos culturais, ressaltando suas peculiaridades e métodos para a humanização por meio desses ensinamentos.
Informação: Mobiliza São Luís
0 comentários:
Postar um comentário