No dia 30 de novembro, será realizado um mutirão de doação de sangue no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, em ação promovida pelo Centro Acadêmico de Ciência e Tecnologia em parceria com a Hemomar. A iniciativa dos alunos, visa, além de reunir todos que fazem parte do âmbito acadêmico com o objetivo de obter o maior volume de bolsas de sangue possíveis, sensibilizar os participantes a continuarem com a doação periódica para que, no futuro, o volume de bolsas disponíveis possa suprir a demanda necessária.
Para participar é necessário ter idade entre 16 e 69 anos e apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial, a exemplo de RG ou da carteira de habilitação; pesar no mínimo 50 quilos; e estar alimentado, evitando alimentos gordurosos até três horas antes da doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas.
Não poderão doar pessoas que apresentem sintomas gripais ou estejam em período gestacional ou de pós gravidez; assim como aquelas que tenham ingerido bebidas alcoólicas até 12 horas antes da doação; tenham feito tatuagens ou piercings nos últimos doze meses; extração dentária nas últimas 72 horas; ter sido exposto a situações de risco de infecções sexualmente transmissíveis nos doze meses; e ter feito exames ou procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses; além de, em caso vacina, o doador deve ficar atento ao tempo de impedimento para a doação, variando de acordo com o tipo de vacina.
Informação: UFMA
0 comentários:
Postar um comentário