quarta-feira, 23 de novembro de 2022

O IEL-MA realizou a 2ª Ação Empreendedora que prepara os jovens com as habilidades exigidas para a inserção no mercado de trabalho 

SÃO LUÍS – Estimular os aprendizes a desenvolverem as habilidades sociais como liderança, colaboração e um comportamento de quem busca soluções e oportunidades mesmo em um cenário com riscos e conflitos. Esse é um dos alvos da Ação Empreendedora Jovem Aprendiz IEL promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão.  

Na segunda edição do evento, os aprendizes do Programa IEL Jovem Aprendiz tiveram como plateia, representantes das empresas parceiras da entidade que se reuniram no Salão Nobre da FIEMA, na manhã desta terça-feira (22/11) para uma troca de experiências. 

Os jovens aprendizes, concluintes do Programa do IEL, expuseram em formato de seminário, as soluções criadas por eles no decorrer de suas práticas laborais nas empresas durante o contrato de aprendizagem, para auxiliar o melhor desempenho dos processos internos e qualidade do ambiente de trabalho. É o que a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota, considera ser ‘atitude empreendedora’. 

“O nosso foco é levar conhecimento para dentro das organizações e, a partir desse conhecimento oriundo dos talentos que formamos, destacar as empresas como fornecedoras de produtos e serviços de qualidade; e uma empresa só alcança esse resultado se a equipe, se as pessoas que trabalham nela estiverem preparadas para isso”, disse Michele. 

Aldimara Bulhão, do Grupo HSLZ, elogiou a ação do IEL e disse que essa é uma oportunidade para conhecer os aprendizes e acompanhar a evolução deles no convívio do trabalho. “É vital contribuirmos com a sociedade investindo em jovens pelo Programa IEL Jovem Aprendiz. Essa proposta do IEL só demonstra a dedicação na formação desses aprendizes que chegam para gente com qualidades que somam à empresa. Do fundo do meu coração, gosto muito das minhas aprendizes que vieram do IEL!” 

“Eu vi a oportunidade no Instagram do IEL-MA. Fiz minha inscrição, passei na seleção e hoje estou atuando no Laboratório Lacmar. Levei para o meu ambiente de trabalho tudo o que aprendi em atendimento ao cliente no IEL e para mim é gratificante ter essa experiência”, afirmou o jovem aprendiz Ítalo Ferreira. 

Para a farmacêutica certificadora do Laboratório Lacmar, Tatiana Alves da Silva, o aprendiz Ítalo desempenhou um bom trabalho e aprendeu rápido os processos da empresa. “A gente vê que ele tem um perfil para o nosso atendimento que é com o público da área da saúde. O Lacmar se sente grato em poder participar desse programa e pretende continuar essa parceria”. 

PROPOSTAS EMPREENDEDORAS - “Gente, desculpa qualquer coisa, é que a primeira vez que falo num microfone!” Exclamou entre risos desconcertados, o aprendiz do Grupo Parvi, Lucas Dutra, ao enfrentar o nervosismo na hora de apresentar a solução que desenvolveu para melhoria no controle de frequência dos funcionários da empresa.  

Na visão da assistente técnica do IEL-MA, Lohanne Cutrim, esse é um exemplo de que o Programa oferece grandes experiências para os estudantes. “A formação do IEL proporciona o contato do jovem com ferramentas, conhecimentos e vivências que são fundamentais para que eles se preparem para as exigências do mercado de trabalho”. 

Durante a ação, foram apresentadas seis propostas customizadas, visando aprimorar o desempenho dos negócios e impulsionar a competitividade no mercado. Entre as soluções, estavam a melhoria no atendimento online, o consumo consciente de papel, a metodologia para identificar processos urgentes e ações para a eficácia da comunicação interna. 

O Programa IEL Jovem aprendiz é destinado a jovens de 14 a 24 anos que buscam a prática no mercado de trabalho. As empresas interessadas em saber mais sobre o Programa podem entrar em contato pelo WhatsApp (98) 9206-3590 ou solicitar uma visita do agente do IEL pelo e-mail jovemaprendiziel@fiema.org.br . 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário