Finalizando as ações em alusão ao dia do artesão, que foi comemorado no dia 19 de março, a Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), realizou nesta sexta-feira, 24, no auditório do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (CEPRAMA), a oficina de Criação de Portfólio para Artesãos.
“Temos sempre implementado ações de desenvolvimento dos setores do segmento do turismo no Maranhão. Qualificação da mão de obra do setor é essencial para o desenvolvimento, além de preparar e estimular esses profissionais dentro do mercado de trabalho”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
A oficina, que foi ministrada pela equipe técnica da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur, contou com a participação de 45 artesãos e teve como objetivo, desenvolver habilidades e competências técnicas desses profissionais na elaboração e criação de um portfólio com o intuito de melhorar a apresentação dos seus trabalhos.
Além de melhorar as habilidades técnicas dos artesãos, o curso apresentou técnicas de orientação quanto às atuações desses profissionais no mercado, bem como também o acesso a editais de fomento e às instituições que tenham o interesse em adquirir suas peças artesanais.
A artesã Francisca Rabelo, que confecciona e comercializa biojoias e artesanatos feitos de chifre de boi, destacou o aprendizado e a iniciativa da Setur-MA em realizar a oficina para os artesãos.
“Esse curso vai abrir um portal na vida da gente, porque agora aprendemos como reportar o público e como se tornar um emissário de divulgação e publicação do seu trabalho, além de orientar onde as pessoas podem ter acesso e como se localizar. Essa oficina é um grande aprendizado”, disse a artesã Francisca Rabelo.
Para o superintendente de Qualificação Profissional, Antônio Castro, as oficinas são uma forma de estimular a criatividade dos artesãos na montagem dos seus trabalhos.
“Ensinamos alguns métodos e realizamos dinâmicas para ajudá-los na preparação dos seus portfólios. Essas oficinas são essenciais no sentido de fazer com que os artesãos aprendam algumas técnicas de preparação e comercialização dos seus produtos”, destacou o superintendente de Qualificação Profissional, Antônio Castro.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário