O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), qualificou 48 profissionais do Turismo com o curso de “Condução de Visitantes em Ambientes Naturais”, nesta quarta-feira, 8, no município de Primeira Cruz.
O curso tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de atividades turísticas e lazer aliado à educação ambiental do Maranhão, e foi ministrado por técnicos da Superintendência de Turismo do Polo Lençóis e Delta (Setur-MA), em parceria com a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Primeira Cruz.
A capacitação faz parte do programa Mais Qualificação Mais Turismo, e atendeu guias de turismo, condutores de visitantes e outros profissionais ligados à operacionalização de passeios.
O curso teve como objetivo também promover a qualificação e atualização do conhecimento dos condutores de visitantes autorizados que se encontra em atividade, em atenção às normas estabelecidas para a visitação no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM), qualificando os serviços de atendimento aos visitantes em relação a informação, interpretação ambiental, o cumprimento das normas da PNLM e segurança na visitação.
"Essas capacitações fazem com que o visitante seja bem recebido e, ao mesmo tempo, o condutor turístico e as pessoas da comunidade descubram a importância de preservar o Meio Ambiente e o nosso patrimônio natural. O Maranhão é riquíssimo em belezas naturais, tanto que, o governador Carlos Brandão se empenhou em inscrever os Lençóis Maranhenses na lista da UNESCO para concorrer ao título de Patrimônio Natural Mundial, pois esse despertar que devemos ter em prol da comunidade para importância do patrimônio natural que temos e, portanto, precisamos valorizar e capacitar", destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
Segundo a técnica de turismo da Setur-MA que ministrou o curso, Emmyly Freitas, a qualificação além de trazer benefícios para a comunidade trouxe como ponto de partida a organização dos atores locais e o fortalecimento da recém cooperativa de turismo do município.
“A qualificação profissional dos condutores fortalece o destino no que se refere a qualidade dos serviços prestados e na segurança do visitante. Nesse curso eles tiveram a oportunidade de compreender a responsabilidade não só com o grupo guiado, mas também, com o meio ambiente, o que é extremamente importante já que Primeira Cruz tem diversas belezas naturais a serem exploradas”, afirma Emmyly Freitas.
O curso de Condução de Visitantes em Ambientes Naturais é um dos pré requisitos para atuação dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM), junto ao curso de primeiros socorros (ministrado pelo Corpo de Bombeiros).
Ao final do curso, os participantes receberam a certificação da Setur com carga horária de 8 horas comprovando conhecimentos teóricos e práticos para condução dos visitantes no entorno de Unidades de Conservação e outras áreas naturais.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário