O plano está sendo executado em parceria com a Defesa Civil dos municípios do Sul do Estado
Durante os primeiros meses do ano, o Maranhão é frequentemente atingido por fortes chuvas, resultando em inundações em localidades próximas a rios e riachos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a ocorrência de chuvas intensas nas últimas semanas, colocando mais de 130 municípios em estado de alerta amarelo e laranja. Entre as cidades listadas estão Açailândia, Arame, Imperatriz, Bom Jesus da Selvas e outras.
Em Imperatriz, sul do estado, o nível do Rio Tocantins tende a subir durante longos períodos de chuvas. Diante deste cenário, a Equatorial Maranhão elaborou o Plano Operacional Enchentes, onde a Distribuidora tem acompanhado e previsto o volume das chuvas, atuando em conjunto com a Defesa Civil para monitorar o nível de elevação nas barragens e comunicando líderes comunitários sobre possíveis desligamentos nas áreas afetadas.
O gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Maranhão, Jefferson Furtado, explica o objetivo do plano. “Nossas equipes têm mapeado os principais pontos de alagamento com base em dados históricos e orientações da Defesa Civil, desligando as áreas identificadas como de risco. Como todos os anos, nesses meses, traçamos um plano operacional para garantir a segurança da população durante o período de enchentes”, pontuou o gerente.
O Plano é elaborado anualmente, abrangendo o período que se estende até o fim das chuvas nas regiões. A Equatorial Maranhão segue mobilizando equipes de manutenção e, entre as ações realizadas, estão o desligamento dos transformadores que atendem as residências afetadas, bem como a abertura dos jumpers e circuitos.
Mais Segurança
Com o aumento do volume das chuvas na região, é de extrema importância que a população esteja atenta, se preparando e tomando as medidas necessárias. A água é um condutor de eletricidade, pode causar acidentes graves e, quando há inundações, as linhas e os cabos elétricos podem ser danificados, representando grande risco de curto-circuito, choque elétrico e incêndio.
Por isso, a Equatorial Maranhão compartilha algumas dicas de segurança com energia elétrica em áreas alagadas pelas chuvas:
• Se perceber algum sinal de alagamento em sua residência, desligue a energia elétrica na chave geral (disjuntor), antes que a água atinja equipamentos elétricos, como tomadas.
• Evite o contato com a água nas áreas onde haja equipamentos elétricos danificados ou inundados, pois a água pode estar energizada. Em hipótese alguma tente ligar ou desligar equipamentos elétricos, pois isso pode resultar em danos aos aparelhos e representar um risco de choque elétrico.
• Quando a chuva vier com raios e trovões, retire da tomada imediatamente os equipamentos como televisão, som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros. Faça isso utilizando calçados com solados isolantes (de borracha);
• Mantenha distância de postes de eletricidade e fiação caída durante chuvas e alagamentos. Ao avistar fios elétricos caídos ou danificados comunique imediatamente a Equatorial Maranhão para tomar as medidas necessárias.
• Evite a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios).
• Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo;
• Se observar algum cabo de energia caído ao solo, não se aproxime do local e nem toque em pessoas ou objetos que estejam energizados;
• Em caso de alagamento, siga todas as orientações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Só volte ao local quando o nível da água baixar. Aguarde a inspeção e liberação da rede elétrica por parte das autoridades competentes.
O que fazer em casos de acidentes?
Para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado. Mantenha a calma, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192) e não toque na vítima. Em caso de equipamentos energizados, desligue imediatamente o disjuntor. Quando o risco ou a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar de fios partidos da rede de distribuição de energia, entre em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116.
Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
0 comentários:
Postar um comentário